Escala de Triagem para Identificação de Sinais de Autismo – Versão Professores (TEA-PROF): Processo de Construção

Autores

  • Rauni Jandé Roama Alves Universidade Federal de Mato Grosso
  • Tânia Mara Busetto

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v27i3.89030

Palavras-chave:

Autismo, Escala, Triagem, Validade, Professores

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por prejuízos persistentes na comunicação e interação social e por um padrão de comportamentos repetitivos e restritos de interesses. Uma forma válida de rastrear o TEA em crianças em idade escolar é por meio de instrumentos que avaliem o relato de professores sobre os comportamentos de seus alunos. Desse modo, este estudo objetivou apresentar os processos de construção e de validade de conteúdo da Escala de Triagem para Identificação de Sinais de Autismo – versão professores (TEA-PROF). Foram realizadas duas fases: (a) revisão da literatura e identificação de produções científicas e instrumentos, nacional e internacionalmente, sobre identificação de sinais de autismo que contemplassem os professores como respondentes; (b) elaboração dos itens, análise dos juízes especialistas e análise semântica. Como resultado, a escala foi construída, sendo destinada a professores de crianças na faixa etária de 6 a 12 anos, composta por 65 itens com evidências de validade de conteúdo adequadas e baseados nos critérios diagnósticos A e B para Transtorno do Espectro Autista do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, quinta edição. Estudos futuros são necessários a fim de verificar outros tipos de evidências de validade, bem como suas possíveis notas de corte.

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Publicado

22-12-2023

Como Citar

Alves, R. J. R., & Busetto, T. M. (2023). Escala de Triagem para Identificação de Sinais de Autismo – Versão Professores (TEA-PROF): Processo de Construção. Interação Em Psicologia, 27(3). https://doi.org/10.5380/riep.v27i3.89030

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa