Invariância Longitudinal e Entre Sexos no Questionário de Gratidão: Exemplificando o Processo
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v28i2.88765Palabras clave:
gratidão, adaptação, psicometriaResumen
Análises de invariância permitem a comparação das propriedades psicométricas de um instrumento (e.g., cargas fatoriais, interceptos e erros de medida) entre grupos ou momentos. O presente estudo analisou a invariância entre grupos (e.g., homens e mulheres) e ao longo do tempo (intervalo de 5 meses entre as coletas) do Questionário de Gratidão. A amostra utilizada entre os grupos foi composta por 1850 participantes com idade média de 25,13 anos (DP = 5,36), sendo 50% do sexo feminino e 50% do sexo masculino. A amostra utilizada ao longo do tempo contou com 617 participantes, todas do sexo feminino, com média de idade de 25,4 anos (DP = 5,6). Comparações de modelos aninhados e hierarquicamente restritivos indicaram alta invariância (e.g., configural, métrico, escalar e residual) para o questionário, indicando robustez na medida. Ademais, este estudo apresentou e exemplificou a importância das análises de invariância para a pesquisa em Psicologia.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Júlio Frota Lisbôa Pereira de Souza, Cristian Zanon

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
