Estratégias de enfrentamento de gestantes com doença crônica
Palavras-chave:
GRAVIDEZ DE ALTO RISCO, DOENÇAS CRÔNICAS, ADAPTAÇÃO PSICOLÓGICA, COMPLICAÇÕES NA GRAVIDEZResumo
Objetivou-se identificar e descrever as estratégias de enfrentamento utilizadas por gestantes com doença crônica frente à gestação de alto risco. Pesquisa qualitativa-descritiva, realizada com 8 gestantes acompanhadas em um ambulatório especializado no cuidado a gestantes de alto risco, de um hospital universitário mineiro. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas e audiogravadas. Todas as entrevistas foram transcritas na íntegra e lidas de forma profunda e exaustiva. Posteriormente, foram organizadas em três eixos temáticos: repercussões da doença crônica; estratégias de enfrentamento e desafios. Os resultados apontam repercussões emocionais negativas advindas da descoberta da doença crônica, bem como agravamentos da doença na gestação. As principais estratégias de enfrentamento utilizadas relacionaram-se ao autocuidado, suporte social, familiar e apoio na religiosidade/ espiritualidade. Os desafios destacados foram a alimentação, o tratamento e o deslocamento para o pré-natal. Vislumbra-se que esses resultados possam ser utilizados como incentivo a ações alinhadas aos princípios do direito reprodutivo com práticas que busquem cuidar dessas mulheres antes mesmo da concepção, contribuindo para a minimização dos desafios por elas experimentados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maira Julyê Mota Fernandes, Cintia Bragheto Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
