Ambiente da psicoterapia on-line: percepções de pacientes e terapeutas
Palabras clave:
em Internet, Psicoterapia, Intervenção Baseada Processos PsicoterapêuticosResumen
Este artigo apresenta dados sobre o local de atendimento psicológico on-line colhidos entre 2019 e 2020 no contexto da pesquisa Psicoterapia mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (Silva, 2018). Esta pesquisa realizou um acompanhamento longitudinal de seis processos de psicoterapia via videochamada (VCP), de duração mínima de 24 sessões. Participaram nove colaboradores, sendo três psicoterapeutas e seis pessoas atendidas. O instrumento de coleta utilizado foi um roteiro semiestruturado, autoaplicável, individual e acessado on-line, preenchido por pacientes e terapeutas após cada sessão. Os dados aqui apresentados foram registrados como respostas às perguntas sobre o local de atendimento no roteiro. Tais registros foram submetidos a uma análise qualitativa de orientação fenomenológica, norteada pela seguinte pergunta: Como pacientes e terapeutas percebem o local de seus atendimentos psicoterapêuticos via videochamada? Foram analisados 335 registros, elaborados após cada uma das 167 sessões realizadas. Os participantes destacaram o conforto, a privacidade e a necessidade de conexão à internet em seu local de atendimento. Pacientes e terapeutas escolheram seu local de atendimento considerando tais aspectos, sentindo-se bem e confortáveis quando contemplados, ou incomodados em caso de falta de privacidade e de instabilidade na conexão à internet.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Nara Helena Lopes Pereira da Silva, Gustavo de Camargo Souza

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
