O suporte à saúde mental de gestantes e puérperas nos serviços de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.88139

Palavras-chave:

assistência à saúde mental, cuidado pré-natal, gravidez.

Resumo

Este relato de pesquisa visou, com base na aplicação de questionário on-line, e literatura pesquisada, constatar se houve acompanhamento psicológico adequado à saúde mental de mulheres durante a gestação e puerpério nos serviços de saúde, já que, estudos apontam que se trata de um momento de fragilidade, em que, muitas vezes, a mulher é invisibilizada, bem como suas necessidades e sentimentos. Participaram da pesquisa 100 mulheres, sendo grávidas com no mínimo 30 semanas de gestação e puérperas (até 3 meses após o nascimento da criança). A maior parte das participantes declarou que sentiu sua saúde mental fragilizada ao longo do período gravídico-puerperal, no entanto, os resultados demonstraram que a maioria dessas mulheres não receberam acompanhamento psicológico adequado ao longo da gestação e puerpério, independente do serviço de saúde escolhido. Logo, evidencia-se a necessidade de serviços de saúde públicos e privados, ofertarem de forma adequada a assistência à saúde mental de gestantes e puérperas.

Biografia do Autor

Maria Luiza Torres Dias Felício, Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (Unisalesiano), Araçatuba, São Paulo

Acadêmica do curso de Psicologia no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – Unisalesiano Campus de Araçatuba (SP), Brasil.

Mariana Rossini Gripa, Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (Unisalesiano), Araçatuba, São Paulo

Acadêmica do curso de Psicologia no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – Unisalesiano Campus de Araçatuba (SP), Brasil.

Milena Roveran Crispim, Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (Unisalesiano), Araçatuba, São Paulo

Acadêmica do curso de Psicologia no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – Unisalesiano Campus de Araçatuba (SP), Brasil.

Jéssica Moreira Fernandes, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP), Ribeirão Preto, São Paulo

Enfermeira pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UNISALESIANO). Mestranda em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP).

Vivian Aline Preto, Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (Unisalesiano), Araçatuba, São Paulo

Enfermeira, Docente no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UNISALESIANO). Mestre e Doutora pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP).

Downloads

Publicado

02-09-2024

Como Citar

Felício, M. L. T. D., Gripa, M. R., Crispim, M. R., Fernandes, J. M., & Preto, V. A. (2024). O suporte à saúde mental de gestantes e puérperas nos serviços de saúde. Interação Em Psicologia, 28(1). https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.88139

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa