O suporte à saúde mental de gestantes e puérperas nos serviços de saúde
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.88139Palavras-chave:
assistência à saúde mental, cuidado pré-natal, gravidez.Resumo
Este relato de pesquisa visou, com base na aplicação de questionário on-line, e literatura pesquisada, constatar se houve acompanhamento psicológico adequado à saúde mental de mulheres durante a gestação e puerpério nos serviços de saúde, já que, estudos apontam que se trata de um momento de fragilidade, em que, muitas vezes, a mulher é invisibilizada, bem como suas necessidades e sentimentos. Participaram da pesquisa 100 mulheres, sendo grávidas com no mínimo 30 semanas de gestação e puérperas (até 3 meses após o nascimento da criança). A maior parte das participantes declarou que sentiu sua saúde mental fragilizada ao longo do período gravídico-puerperal, no entanto, os resultados demonstraram que a maioria dessas mulheres não receberam acompanhamento psicológico adequado ao longo da gestação e puerpério, independente do serviço de saúde escolhido. Logo, evidencia-se a necessidade de serviços de saúde públicos e privados, ofertarem de forma adequada a assistência à saúde mental de gestantes e puérperas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.