Transtorno do Espectro Autista e experiências parentais: contribuições da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano

Autores/as

Palabras clave:

cuidados parentais, Transtorno do Espectro Autista, criança, relações familiares, desenvolvimento humano.

Resumen

 Este artigo tem como intuito apresentar pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH) de modo a articulá-los às experiências parentais nos cuidados ao filho com Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando não apenas as dificuldades, mas também as potencialidades de adaptação e de superação. A relevância dessa proposta favorece a compreensão acerca dos aspectos conceituais da TBDH que viabilizam uma análise acerca das condições e dos processos que podem atuar nas vivências de pais e mães de crianças com diagnóstico de autismo, além de trazer contribuições importantes para a compreensão das interinfluências no desenvolvimento humano. Desse modo, sugere-se a utilização de fichas de caracterização e de entrevistas em estudos com o intuito de compreender em sua profundidade de sentidos, as experiências parentais no cotidiano de cuidados a crianças com TEA. Acredita-se que desta maneira, é possível acessar informações importantes que possam auxiliar os pais em suas práticas parentais e no próprio desenvolvimento infantil, além de contribuir com a qualificação do acompanhamento profissional direcionado ao binômio pais-filho.

Biografía del autor/a

Leonídia Aparecida Pereira da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - João Pessoa -PB

Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (PPgPS/UFPB), João Pessoa – PB.

Especialista em Saúde da Criança pela Residência Multiprofissional em Saúde da Criança (REMUSC/ESP-PB)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Nádia Maria Ribeiro Salomão, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - João Pessoa -PB

Professora Titular aposentada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB.  

Pós-Doutorado pela The University of North Carolina at Charlotte.

Doutora em Psicologia pela University of Manchester.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Fabíola de Sousa Braz Aquino, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - João Pessoa -PB

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPgPS/UFPB), João Pessoa – PB.

Coordenadora do Núcleo de Estudos em Interação Social, Desenvolvimento Infantil e Processos Educacionais (NEISDI/PPgPS/UFPB).

Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPgPS/UFPB)

Publicado

2025-03-29

Cómo citar

Silva, L. A. P. da, Salomão, N. M. R., & Aquino, F. de S. B. (2025). Transtorno do Espectro Autista e experiências parentais: contribuições da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Interação Em Psicologia, 28(3). Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/87942

Número

Sección

Estudos Teóricos ou Históricos