Transtorno do Espectro Autista e experiências parentais: contribuições da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano
Palabras clave:
cuidados parentais, Transtorno do Espectro Autista, criança, relações familiares, desenvolvimento humano.Resumen
Este artigo tem como intuito apresentar pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH) de modo a articulá-los às experiências parentais nos cuidados ao filho com Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando não apenas as dificuldades, mas também as potencialidades de adaptação e de superação. A relevância dessa proposta favorece a compreensão acerca dos aspectos conceituais da TBDH que viabilizam uma análise acerca das condições e dos processos que podem atuar nas vivências de pais e mães de crianças com diagnóstico de autismo, além de trazer contribuições importantes para a compreensão das interinfluências no desenvolvimento humano. Desse modo, sugere-se a utilização de fichas de caracterização e de entrevistas em estudos com o intuito de compreender em sua profundidade de sentidos, as experiências parentais no cotidiano de cuidados a crianças com TEA. Acredita-se que desta maneira, é possível acessar informações importantes que possam auxiliar os pais em suas práticas parentais e no próprio desenvolvimento infantil, além de contribuir com a qualificação do acompanhamento profissional direcionado ao binômio pais-filho.
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Derechos de autor 2025 Leonídia Aparecida Pereira da Silva, Nádia Maria Ribeiro Salomão, Fabíola de Sousa Braz Aquino

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