Efeito da Probabilidade de Punição de Relatos Imprecisos em Situação de Corrupção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v29i1.87611

Palavras-chave:

correspondência verbal, corrupção, jogo computadorizado, punição.

Resumo

 O presente estudo investigou o efeito da probabilidade de punição sobre o relato de escolhas corruptas ou não-corruptas em um jogo computadorizado de simulação de dilemas cotidianos em dois experimentos. Participaram do primeiro experimento cinco universitários, que jogaram o jogo composto de 40 salas com situações de escolhas, cada escolha era seguida de uma tela com a tarefa de relatar. Foram programadas cinco condições experimentais: duas linhas de base, uma condição de reforço para relatos de escolhas não-corruptas e outras duas condições com probabilidade de punição de 50% e 100% para relatos distorcidos. Os resultados mostra-ram altos níveis de escolhas não-corruptas e de relatos correspondentes, o que acarretou pouco contato dos participantes com as contingências programadas. O Experimento II contou com a adição de instruções no intuito de compensar o reduzido contato com as contingências, como sugerido no Experimento I. Houve um aumento na frequência de escolhas corruptas após a instrução de que não haveria nenhum tipo de punição na última condição, evidenciando o seu efeito sobre as escolhas corruptas, todavia, o mesmo efeito não foi observado na acurácia dos relatos.

Biografia do Autor

Brunna Mendes Feitosa dos Santos Ramos, Centro Universitário de Brasília - CEUB

Mentranda em Psicologia - Análise do Comportamento

Carlos Augusto de Medeiros, Centro Universitário de Brasília - CEUB

Psicólogo (CRP 01/7209), Doutor em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília, Mestre em Processos Comportamentais pela Universidade de Brasília. Atua como docente de graduação e mestrado do Centro Universitário de Brasília.

Downloads

Publicado

03-07-2025

Como Citar

Ramos, B. M. F. dos S., & de Medeiros, C. A. (2025). Efeito da Probabilidade de Punição de Relatos Imprecisos em Situação de Corrupção. Interação Em Psicologia, 29(1). https://doi.org/10.5380/riep.v29i1.87611

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa