Efeito da Probabilidade de Punição de Relatos Imprecisos em Situação de Corrupção
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v29i1.87611Palavras-chave:
correspondência verbal, corrupção, jogo computadorizado, punição.Resumo
O presente estudo investigou o efeito da probabilidade de punição sobre o relato de escolhas corruptas ou não-corruptas em um jogo computadorizado de simulação de dilemas cotidianos em dois experimentos. Participaram do primeiro experimento cinco universitários, que jogaram o jogo composto de 40 salas com situações de escolhas, cada escolha era seguida de uma tela com a tarefa de relatar. Foram programadas cinco condições experimentais: duas linhas de base, uma condição de reforço para relatos de escolhas não-corruptas e outras duas condições com probabilidade de punição de 50% e 100% para relatos distorcidos. Os resultados mostra-ram altos níveis de escolhas não-corruptas e de relatos correspondentes, o que acarretou pouco contato dos participantes com as contingências programadas. O Experimento II contou com a adição de instruções no intuito de compensar o reduzido contato com as contingências, como sugerido no Experimento I. Houve um aumento na frequência de escolhas corruptas após a instrução de que não haveria nenhum tipo de punição na última condição, evidenciando o seu efeito sobre as escolhas corruptas, todavia, o mesmo efeito não foi observado na acurácia dos relatos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Brunna Mendes Feitosa dos Santos Ramos, Carlos Augusto de Medeiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
