Violência psicológica e padrões de beleza: análise de atendimentos realizados no Núcleo Maria da Penha-NUMAPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v28i2.87592

Palavras-chave:

violência psicológica, violência na família, aparência física

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre os padrões de beleza femininos existentes na sociedade e a violência psicológica dentro de relacionamentos amorosos. Para isso, foram analisados casos de mulheres em situação de violência, a partir de atendimentos realizados no projeto de extensão Núcleo Maria da Penha. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, que realizou análise documental e pesquisa de campo através de um grupo focal com a equipe de psicologia do referido projeto. Para a análise, foram selecionados cinco casos atendidos entre 2019 e 2020. A partir disso, foi possível perceber que, nos casos analisados, não havia uma relação direta entre o padrão de beleza e a violência psicológica, entretanto, a equipe identificou uma privação ao acesso de cuidados básicos de saúde e estéticos quando as mulheres estavam em situação de violência. Desse modo, a pesquisa constatou que para as mulheres atendidas no projeto existem outras questões mais urgentes do que a estética. Assim, notou-se que o padrão de beleza imposto pela sociedade atinge todas as mulheres, mas de maneiras diferentes, sendo necessário observar o fenômeno de uma perspectiva interseccional.

Biografia do Autor

Alessandra Nascimento, Universidade Estadual do Centro-Oeste-Unicentro

Estudante de psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste-Unicentro

Kátia Alexsandra dos Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Irati, Paraná

Professora adjunta do curso de psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário-PPGDC. Doutora em psicologia (FFCLRP-USP-SP)

Downloads

Publicado

26-12-2024

Como Citar

Nascimento, A., & Santos, K. A. dos. (2024). Violência psicológica e padrões de beleza: análise de atendimentos realizados no Núcleo Maria da Penha-NUMAPE. Interação Em Psicologia, 28(2). https://doi.org/10.5380/riep.v28i2.87592

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa