Violência psicológica e padrões de beleza: análise de atendimentos realizados no Núcleo Maria da Penha-NUMAPE
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v28i2.87592Palavras-chave:
violência psicológica, violência na família, aparência físicaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre os padrões de beleza femininos existentes na sociedade e a violência psicológica dentro de relacionamentos amorosos. Para isso, foram analisados casos de mulheres em situação de violência, a partir de atendimentos realizados no projeto de extensão Núcleo Maria da Penha. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, que realizou análise documental e pesquisa de campo através de um grupo focal com a equipe de psicologia do referido projeto. Para a análise, foram selecionados cinco casos atendidos entre 2019 e 2020. A partir disso, foi possível perceber que, nos casos analisados, não havia uma relação direta entre o padrão de beleza e a violência psicológica, entretanto, a equipe identificou uma privação ao acesso de cuidados básicos de saúde e estéticos quando as mulheres estavam em situação de violência. Desse modo, a pesquisa constatou que para as mulheres atendidas no projeto existem outras questões mais urgentes do que a estética. Assim, notou-se que o padrão de beleza imposto pela sociedade atinge todas as mulheres, mas de maneiras diferentes, sendo necessário observar o fenômeno de uma perspectiva interseccional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alessandra Nascimento, Kátia Alexsandra dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
