Avaliação da timidez e fobia social: evidências de validade baseadas no conteúdo, na estrutura interna e consistência interna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.87564

Palavras-chave:

avaliação psicológica, medidas, ansiedade social, adolescentes, bullying

Resumo

O presente estudo objetivou realizar a adaptação cultural e proporcionar evidências psicométricas das Escalas Revisada de Timidez Cheek & Buss (RCBS) e Inventário de Fobia Social (SPIN) para avaliação da timidez e fobia social entre crianças e adolescentes brasileiros. Participaram do estudo 142 adolescentes, com média de idade de 14,22 anos (DP = 1,76; Min = 10,00; Máx = 17,50), sendo 64,08% do gênero feminino. As escalas avaliadas apresentaram elevada consistência interna, com Alfa de Cronbach e Ômega de McDonald superiores a 0,80 para todos os fatores dos instrumentos. A RCBS obteve índices de ajustes adequados para o modelo de um fator, e o inventário SPIN apresentou melhores índices de ajustes para o modelo testado de dois fatores. A evidência de validade para critério concorrente demonstrou correlação positiva e significativa com fatores relativos à vitimização por bullying. Identificou-se a sobreposição dos fatores das escalas RCBS e SPIN, o que respaldou a proposta de uma escala unificada (MU-TFS) de avaliação dos dois construtos, abrangendo 35 itens e estrutura fatorial de três fatores. O principal impacto do estudo consiste na otimização das condições de avaliação e rastreio da timidez e fobia social entre crianças e adolescentes brasileiro.

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Publicado

02-09-2024

Como Citar

Maito, D., Veiga, H. M. da S., Filho, S. P., & Cortez, P. A. (2024). Avaliação da timidez e fobia social: evidências de validade baseadas no conteúdo, na estrutura interna e consistência interna. Interação Em Psicologia, 28(1). https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.87564

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa