O trabalho em saúde como risco: problematizações entre o querer morrer e a lógica da prevenção ao suicídio
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.87108Palavras-chave:
trabalho, saúde, psicologia social, risco de suicídio, problematizaçãoResumo
Este artigo é constitutivo das problematizações de uma tese de doutorado desenvolvida no âmbito da saúde mental no SUS (Sistema Único de Saúde), no que tange ao trabalho em saúde nos casos que chegam com a demanda de risco de suicídio. A prescrição das ações de cuidado é uma necessidade, mas pode provocar efeitos de tensão, o que opera uma transversalização da obrigação de fazer viver, provocando perturbações na experiência do trabalho em saúde entre riscos a correr e normas a cumprir. Constata-se a dificuldade de construir um meio neste trabalho em que há um imperativo de fazer viver e em que deixar falar um “querer morrer” pode ser tomado como sendo um risco extremo. Produzimos planos de problematização acerca dessa experiência que entende o risco de suicídio para além da psicopatologia, mas como um meio de criação de normas na experiência do trabalho em saúde, abrindo questões no campo da psicologia social e do trabalho
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.