Revisão integrativa de pesquisas brasileiras que utilizaram o CESQT
Palabras clave:
Stress ocupacional, CESQT, Revisão de literaturaResumen
A Síndrome de Burnout tem sido um dos fenômenos mais investigados na área da Psicologia da Saúde Ocupacional. O estudo objetivou levantar e sumariar as pesquisas brasileiras que utilizaram como instrumento o Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo (CESQT). A busca ocorreu nas bases de dados Scielo, Pepsic, BVS/Saúde, Periódicos Capes, em maio de 2022. A amostra final contou com 38 artigos. Os resultados identificaram associação com variáveis individuais sociodemográficas e de personalidade, contextuais relacionadas ao cargo/trabalho e consequências do burnout. Verificou-se que a publicação tem sido realizada predominantemente em periódicos da área da Psicologia. O delineamento é, quase na sua totalidade, observacional, analítico, transversal e as amostras são do tipo não probabilísticas. As categorias mais pesquisadas são professores e profissionais da saúde. Sugere-se a ampliação da agenda de pesquisas de burnout utilizando o CESQT, considerando as lacunas identificadas e suas adequadas propriedades psicométricas para países de língua não inglesa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Mary Sandra Carlotto, Sheila Gonçalves Câmara, Pedro Pedro Gil-LaOrden

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
