Reflexões sobre a paternidade na interface com a guarda de filhos: uma revisão do estado da arte

Autores

  • Camila Almeida Kostulski Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS.
  • Dorian Mônica Arpini Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS.

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v28i2.86405

Palavras-chave:

paternidade, guarda de filhos, parentalidade, relações familiares.

Resumo

Na contemporaneidade, a paternidade constitui-se em uma temática bastante dinâmica. Assim, a partir de uma revisão do estado da arte, buscou-se mapear e discutir artigos acadêmicos sobre a temática da paternidade em diferentes contextos, no período de 2015 a 2020. Foram contemplados cenários que envolvem relações familiares, parentalidade, divórcio e a guarda de filhos. A busca foi realizada nas bases de dados PePSIC, SciELO e PsycInfo, com os seguintes descritores: paternidade e divórcio, paternidade e relações familiares, paternidade e parentalidade, seus respectivos termos em inglês e o booleano and. Foram selecionados 11 artigos que, após a análise, deram origem a três categorias, organizadas de acordo com a proximidade temática, intituladas: “A construção da paternidade”, que aborda aspectos importantes para a constituição da paternidade e sua importância para os filhos; “O Exercício da paternidade no pós-divórcio”, que traz os principais impasses no exercício da paternidade nesse contexto; e a “Paternidade e guarda de filhos: aspectos sociais e jurídicos”, que aborda as implicações jurídicas no exercício da paternidade e seus desdobramentos socioculturais. Por fim, destaca-se a importância de outros estudos sobre paternidade e a guarda de filhos, considerando que poucos estudos foram encontrados nesse contexto.

Biografia do Autor

Camila Almeida Kostulski, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS.

Psicóloga, especialista em Direito de Familia e Mediação de Conflitos pela Faculdade Palotina (FAPAS). Mestra e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Dorian Mônica Arpini, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS.

Doutora em Psicologia, professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

26-12-2024

Como Citar

Kostulski, C. A., & Arpini, D. M. (2024). Reflexões sobre a paternidade na interface com a guarda de filhos: uma revisão do estado da arte. Interação Em Psicologia, 28(2). https://doi.org/10.5380/riep.v28i2.86405

Edição

Seção

Revisões Sistemáticas da Literatura