Padrões de conduta antissocial e socialização em jovens escolares do sexo feminino
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v27i2.86389Palavras-chave:
Comportamento antissocial, Delinquência Juvenil, Traços de Personalidade, Jovens, Gênero.Resumo
A taxa de condutas delituosas oficiais praticadas por meninas jovens tem aumentado nos últimos anos. Embora a literatura sugira um viés de gênero nesse fenômeno, ainda predominam estudos voltados ao sexo masculino. O presente estudo teve como objetivo verificar associações entre os aspectos de personalidade do fator Socialização, compatível com traços do Modelo dos Cinco Grandes Fatores, e condutas antissociais (delituosas e divergentes) em jovens escolares do sexo feminino. Uma amostra de 549 jovens respondeu ao Questionário de Comportamentos Juvenis (QCJ) e à Escala Fatorial de Socialização (EFS). A partir das pontuações obtidas na EFS, os dados da amostra foram agrupados, havendo formação de três clusters, com diferentes níveis de engajamento em condutas antissociais. Maior frequência e diversidade de condutas antissociais estiveram associadas a menores níveis de Amabilidade, Pró-Sociabilidade e Confiança nas Pessoas, sugerindo relação entre os aspectos de personalidade e as condutas antissociais avaliadas. São discutidas também possíveis implicações de outros fatores nessa relação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
