Atendimento a violência sexual no contexto de políticas públicas: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v27i2.86304

Resumo

O atendimento a crianças e adolescentes que vivenciaram situações de violência sexual é fundamental para o avanço no enfrentamento dessas violações. O objetivo desta revisão integrativa foi identificar intervenções voltadas à crianças e adolescentes que sofreram essa violação e que possam ser ofertadas em políticas públicas no Brasil. Foram consultadas as bases de dados BVS, CAPES e Oasis. Os resultados apontaram em sua maioria intervenções grupais e a teoria cognitivo comportamental foi a abordagem teórica mais utilizada. Alguns resultados destacados nessas intervenções foram o fortalecimento de vínculos, a ampliação de redes sociais e de apoio e a redução de sintomas. A postura profissional, a relevância da educação sobre as dinâmicas da violência sexual e a busca por estratégias que possam facilitar a expressão das pessoas atendidas foram identificados como fatores a serem considerados no desenvolvimento dessas ações. A falta de infraestrutura, de recursos humanos e de acesso a outras políticas foram apontados como dificuldade.

Biografia do Autor

Aline Rose Inácio Pinho, Universidade de Brasilia

Psicóloga, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília

Silvia Renata Magalhães Lordello, Universidade de Brasília

Psicóloga e pedagoga pela Universidade de Brasília, mestrado pela Universidade de Brasília e doutora em psicologia clínica e cultura pela Universidade de Brasília. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

07-11-2023

Como Citar

Pinho, A. R. I., & Lordello, S. R. M. (2023). Atendimento a violência sexual no contexto de políticas públicas: uma revisão integrativa. Interação Em Psicologia, 27(2). https://doi.org/10.5380/riep.v27i2.86304

Edição

Seção

Revisões Sistemáticas da Literatura