Como as professoras em escolas privadas vivenciaram o trabalho durante a pandemia?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v27i2.86285

Palabras clave:

ensino remoto, escola privada, pandemia, professoras, vivência.

Resumen

A pandemia de COVID-19 teve consequências graves também para o mundo do trabalho. Exemplo disso, foi a pressão que as professoras de escolas privadas tiveram por rapidamente transporem as atividades de ensino para o modelo remoto. O objetivo desta pesquisa foi analisar como as professoras de escola privada vivenciaram o seu trabalho docente durante a pandemia de COVID-19. Partindo da Psicologia Histórico-Cultural, realizamos 12 entrevistas em profundidade com professoras de escolas privadas da cidade de Natal-RN, sendo esses dados analisados quanto aos seus núcleos de significação. Encontramos cinco núcleos de significação: significações sobre o trabalho de professora; dificuldades do dia a dia de trabalho; consequências da pandemia; agravamentos gerados pela pandemia; e enfrentamentos diante dos desafios. Concluímos que a pandemia operou como um catalizador de problemas que as professoras já enfrentavam, decorrente da exploração do trabalho, machismo e neoliberalismo. Diante desse cenário, consideramos que as formas de enfrentamento e resistência passem por estratégias coletivas e que visem a superação desses processos históricos de precarização do trabalho.

Biografía del autor/a

Flora Santos Nüssle, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil

Mestra em Psicologia Organizacional e do Trabalho na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Potiguar. Psicóloga formada pela UFRN. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia Organizacional e do Trabalho (GPPOT) e membro do grupo de Pesquisa de Marxismo e Educação (GPME). Atua e tem interesse em temas voltados para a Psicologia do Trabalho e das Organizações. Atualmente é professora do Centro Universitário Facex (Unifacex).

Fellipe Coelho-Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil

Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui graduação (2010), mestrado (2013) e doutorado (2016) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Trabalho (GEPET/UFRN) e do Grupo de Pesquisas Marxismo & Educação (GPM&E/UFRN). Tem experiência na área de Psicologia Social do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas e abordagens: ideologia, sentido/significado e vivência do trabalho, precariado e trabalho por aplicativo; teoria social marxista/marxiana e Psicologia Histórico-Cultural.

Publicado

2023-11-07

Cómo citar

Nüssle, F. S., & Coelho-Lima, F. (2023). Como as professoras em escolas privadas vivenciaram o trabalho durante a pandemia?. Interação Em Psicologia, 27(2). https://doi.org/10.5380/riep.v27i2.86285

Número

Sección

Relatos de Pesquisa