Vivências da orientação sexual na juventude: reflexões a partir da Psicologia Histórico-Cultural
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.86277Palabras clave:
jovens, homossexualidade, sexualidade, psicologia histórico-cultural.Resumen
Na atualidade os discursos sobre as juventudes e as sexualidades têm lidado com embates no campo político e social na sociedade brasileira interferindo nas possibilidades de inserção social dessa população. Assim, este estudo objetivou refletir sobre o lugar que assumem as vivências relacionadas à orientação sexual não heterossexual nas trajetórias de jovens gays. Os dados apresentados enfatizam as entrevistas online semiestruturadas realizadas com dois jovens que se autoidentificam como gays. Trata-se de reflexões oriundas de uma pesquisa-intervenção orientada pela Psicologia Histórico-Cultural e estudos de gênero e sexualidade, e as entrevistas analisadas com inspiração na proposta Núcleos de Significação, a qual evidencia os processos históricos e sociais das significações sobre ser jovem gay. As reflexões revelam as tensões e conflitos presentes nas sociabilidades juvenis gays no contexto histórico atual, em que as experiências dos dois jovens lançam luz aos papéis sociais assumidos, em meio às situações de individualização, conservadorismo e redução da coletividade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
