Vivências da orientação sexual na juventude: reflexões a partir da Psicologia Histórico-Cultural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.86277

Palabras clave:

jovens, homossexualidade, sexualidade, psicologia histórico-cultural.

Resumen

Na atualidade os discursos sobre as juventudes e as sexualidades têm lidado com embates no campo político e social na sociedade brasileira interferindo nas possibilidades de inserção social dessa população. Assim, este estudo objetivou refletir sobre o lugar que assumem as vivências relacionadas à orientação sexual não heterossexual nas trajetórias de jovens gays. Os dados apresentados enfatizam as entrevistas online semiestruturadas realizadas com dois jovens que se autoidentificam como gays. Trata-se de reflexões oriundas de uma pesquisa-intervenção orientada pela Psicologia Histórico-Cultural e estudos de gênero e sexualidade, e as entrevistas analisadas com inspiração na proposta Núcleos de Significação, a qual evidencia os processos históricos e sociais das significações sobre ser jovem gay. As reflexões revelam as tensões e conflitos presentes nas sociabilidades juvenis gays no contexto histórico atual, em que as experiências dos dois jovens lançam luz aos papéis sociais assumidos, em meio às situações de individualização, conservadorismo e redução da coletividade.

Biografía del autor/a

Rômulo Lopes Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis, São Paulo.

Doutorando em Psicologia e Sociedade na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Assis. Mestre e Graduado em Psicologia pela PUC-Campinas.

Vera Lucia Trevisan Souza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas, São Paulo.

Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do curso de Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Publicado

2024-09-02

Cómo citar

Silva, R. L., & Souza, V. L. T. (2024). Vivências da orientação sexual na juventude: reflexões a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Interação Em Psicologia, 28(1). https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.86277

Número

Sección

Relatos de Pesquisa