O desenvolvimento emocional infantil na formação médica: uma análise documental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v27i1.86080

Palavras-chave:

desenvolvimento emocional infantil, formação médica, pediatria, psicologia infantil.

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina defendem que o médico deve promover a saúde integral. Na pediatria, a importância do cuidado integral é ainda maior, pois a criança é um ser em desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional e o desenvolvimento infantil envolve o corpo e o psiquismo indissociavelmente. O objetivo deste estudo foi investigar disciplinas que abordem conteúdos de desenvolvimento emocional infantil, saúde mental na infância e constituição psíquica do indivíduo na formação médica. Trata-se de uma pesquisa documental, na qual Projetos Pedagógicos das Escolas Médicas do estado de Minas Gerais foram analisados. Dentre um total de 39 escolas, apenas 18 atenderam aos critérios de inclusão. As categorias temáticas analisadas foram: Objetivo do curso e o perfil do egresso; A presença da interdisciplinaridade; Psicologia Médica; Psicologia infantil nas disciplinas de Pediatria; A saúde mental infantil. Constatou-se que não há padronização do ensino médico em relação ao oferecimento de conteúdos da psicologia e saúde mental infantil, desenvolvimento emocional e constituição psíquica do sujeito. Essa constatação traz a reflexão sobre os prejuízos na assistência integral à infância que poderiam ser evitados e a necessidade de iniciativas de um ensino interdisciplinar.

Biografia do Autor

Brenda Vitória de Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG

Psicologa formada pela Universidade Federal de Uberlandia, mestranda do programa de pos graduação em psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, pela linha de pesquisa Psicologia e Familia

Conceição Aparecida Serralha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG

Professora Doutoura do programa de pós graduação em psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Downloads

Publicado

04-09-2023

Como Citar

de Oliveira, B. V., & Serralha, C. A. (2023). O desenvolvimento emocional infantil na formação médica: uma análise documental. Interação Em Psicologia, 27(1). https://doi.org/10.5380/riep.v27i1.86080

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa