Logoterapia, sentido de vida e luto: uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.85813Palavras-chave:
logoterapia, sentido de vida, luto, revisão de escopo.Resumo
A busca por sentido na vida pode se tornar ainda mais premente entre pessoas enlutadas e estratégias de prevenção e intervenção psicológica são desejáveis para assistência ao luto. Diante disso, foi realizada uma revisão de escopo com o objetivo de reunir evidências sobre a influência do sentido de vida no enlutamento e as contribuições clínicas da Logoterapia. Os critérios de elegibilidade incluíram artigos teóricos ou empíricos publicados em periódicos revisados por pares, sem restrição de data, em português, inglês ou espanhol, e a busca foi realizada em sete diferentes bases de dados eletrônicas. A síntese qualitativa final incluiu 31 artigos, agrupados em duas categorias. Na primeira, os principais resultados foram discutidos em quatro subtemas relativos à associação entre o sentido de vida e consequências e reações ao luto, estratégias de coping e adaptação ao luto, crescimento pós-traumático e lutos parentais. Na segunda, foram sintetizadas recomendações para o trabalho logoterapêutico com enlutados. Ao final, são consideradas implicações clínicas e de pesquisa da revisão, incluindo recomendações para trabalhos futuros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.