Representações sociais de Deus e Diabo para homens e mulheres universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v28i2.85604

Palavras-chave:

Deus, Satã, Representação Social, Psicologia da Religião

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar e analisar as representações sociais de Deus, Diabo e religião para homens e mulheres, estudantes universitários. Participaram do estudo 561 estudantes universitários, matriculados em diferentes cursos de graduação, de todas as regiões do Brasil, selecionados de forma aleatória e não intencional, os quais responderam a um formulário virtual com 48 questões e foram submetidos à Técnica de Associação Livre de Palavras. Os resultados indicam que Deus é representado como amor e pai, enquanto o Diabo é percebido como personificação do mal, e a religião, por sua vez, foi associada com Deus, fé e amor. Os homens e as mulheres desta pesquisa se relacionam de forma relativamente distinta com esses objetos. Enquanto as mulheres parecem buscar em Deus proteção, força, conforto e segurança, valorizando a dimensão institucional da Igreja, esses aspectos parecem ser menos centrais para os homens. Essas diferenças, entretanto, não significam a existência de representações sociais diferentes, pois, para ambos os sexos não foram encontradas diferenças nos seus prováveis núcleos centrais.

Biografia do Autor

João Pedro Oliveira Amorim, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmico de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Sara Rie Hirokawa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmica de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Guilherme Amorim Noleto Cabral, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Acadêmico de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Thiago Mikael-Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicólogo (Faculdade Ciências da Vida), Mestre em Psicologia (Universidade Federal de Minas Gerais) e Doutorando em Psicologia (Universidade Federal de Minas Gerais).

Alberto Mesaque Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Psicólogo (Centro Universitário UNA), Especialista em Psicologia da Saúde (Conselho Federal de Psicologia), Mestre e Doutor em Psicologia (Universidade Federal de Minas Gerais). Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde também atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Downloads

Publicado

26-12-2024

Como Citar

Oliveira Amorim, J. P., Rie Hirokawa, S., Amorim Noleto Cabral, G., Mikael-Silva, T., & Martins, A. M. (2024). Representações sociais de Deus e Diabo para homens e mulheres universitários. Interação Em Psicologia, 28(2). https://doi.org/10.5380/riep.v28i2.85604

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa