Comportamentos Antiesportivos e de Fair Play: Categorização dos Comportamentos dos Árbitros de Futsal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v27i1.85595

Palabras clave:

programar condições para o desenvolvimento de comportamentos, futsal, análise do comportamento, árbitros.

Resumen

Os árbitros são agentes esportivos que contribuem para a promoção do fair play. Esse estudo tem por objetivo categorizar as classes de comportamentos que compõem a classe geral “manejar comportamentos antiesportivos e de fair play em atletas de Futsal”. Empregou-se como fonte de informação o Código de Ética da Confederação Brasileira de Futsal e o Livro Nacional de Regras do Futsal. O procedimento foi composto pelas seguintes etapas: selecionar e registrar trechos das obras; identificar, destacar e registrar nos trechos selecionados as partes que contenham componentes das classes de comportamento; derivar e registrar componentes das classes de comportamentos; avaliar a linguagem dos componentes identificados; nomear as classes de comportamento; avaliar a linguagem; organizar e categorizar as classes de comportamento. Os resultados apontaram um total de 132 classes de comportamento categorizadas em: dever do árbitro e proibido ao árbitro. Descrever as classes de comportamentos aumenta a probabilidade de desenvolver intervenções mais eficientes e efetivas que capacitem os árbitros a manejarem comportamentos antiesportivos e de fair play nos jogos de futsal.

Biografía del autor/a

Daiane Zanqueta, Universidade Estadual de Londrina - Londrina, PR

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestra e Doutoranda em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Trabalha como Psicóloga Clínica e Esporte.

Elaini Karoline Russi, Universidade Estadual de Londrina - Londrina, PR

Graduação em psicologia pela UFSC, mestrado em psicologia pela UFPR, possui especialização em psicopedagogia. Atua profissionalmente e realiza estudos acadêmicos no campo do trânsito com base na Análise do Comportamento, em pesfecífico com a programação de condições para o desenvolvimento de comportamentos. Atualmente é aluna de doutorado do programa de pós-graduação em análise do copmortamento da UEL.

Sílvia Regina de Souza, Universidade Estadual de Londrina - Londrina, PR

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1992), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1996), doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado em Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa e em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Professora associada do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e do Programa de Mestrado em Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina. BCBA (certification number 1-19-35098). Coordena o LADEJE (Laboratório de Desenvolvimento e Avaliação de Jogos Educativos). 

Publicado

2023-09-04

Cómo citar

Zanqueta, D., Russi, E. K., & de Souza, S. R. (2023). Comportamentos Antiesportivos e de Fair Play: Categorização dos Comportamentos dos Árbitros de Futsal. Interação Em Psicologia, 27(1). https://doi.org/10.5380/riep.v27i1.85595

Número

Sección

Relatos de Pesquisa