Evidências psicométricas da Escala de Estilos de Amor (EEA) para homossexuais brasileiros(as)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.85356

Palavras-chave:

Relacionamentos homoafetivos, Homossexualidade, Psicometria

Resumo

A teoria das cores do amor de John Alan Lee propõe uma taxonomia das atitudes dos indivíduos em relacionamentos amorosos, em que Eros, Storge e Ludus são estilos de amor primários que dão origem a estilos secundários, Ágape, Mania e Pragma, em um sistema de complementaridade. Contudo, ainda não há evidências suficientes que sustentem o aspecto teórico da complementaridade entre os estilos. Este artigo apresenta evidências psicométricas de estrutura fatorial, consistência interna e invariância da Escala dos Estilos de Amor para uma amostra de 1.380 homossexuais adultos brasileiros(as) (966 homens), bem como analisa a complementaridade dos estilos através de escalonamento multidimensional. A medida apresentou propriedades psicométricas razoáveis, com índices de consistência interna variando de 0,71 (Pragma) a 0,87 (Ludus). A análise de distribuição espacial das dimensões indicou uma alteração na complementaridade dos estilos, com uma inversão entre Eros e Ágape em relação ao disco cromático proposto na teoria original. Esta pesquisa contribui para a generalização de construtos teóricos sobre o amor, tradicionalmente adaptados com amostras de heterossexuais, indicando semelhanças configurais nos relacionamentos amorosos independentes da orientação sexual.

Biografia do Autor

Matheus Svóboda Caruzo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutorando em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS/UERJ). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGPSI/UFRRJ) (2021). Psicólogo pela UFRRJ (2019). Pesquisador do Laboratório de Medidas em Psicologia (LABMEDI/UERJ), com foco de pesquisa em metodologia quantitativa e psicometria. Atuação clínica com ênfase em Avaliação Psicológica e Neuropsicologia. 

Alexsandro Luiz De Andrade, Universidade Federal do Espírito Santo

É psicólogo pela Universidade Federal de Santa Cataria. Doutor em Psicologia, no campo de psicometria, avaliação psicológica e relacionamento interpessoal. Possui Pós-doutorado em Desenvolvimento Profissional e Personalidade pela Hawaii University, (Estados Unidos. Coordena o Laboratório de Avaliação e Mensuração Psicológica-LABAMP e Carreiras Contemporâneas na Universidade Federal do Espírito Santo. Recebe financiamento do CNPq (produtividade em pesquisa e Universal) e FAPES. É professor associado do programa de pós-graduação em psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (mestrado e doutorado em Avaliação Psicológica e Desenvolvimento de Carreira) e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Pública. Leciona disciplinas de avaliação psicológica, estatística, psicometria, métodos de pesquisa, desenvolvimento de carreira, além de coordenar trabalhos de pesquisa em desenvolvimento de carreira, interações trabalho-família e performance humana no trabalho.

Emmy Uehara Pires, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DEPSI/UFRRJ) e Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGPSI/UFRRJ), além de Professora Colaboradora do Programa Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (MP-EGeD), do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Mestre e Doutora em Psicologia Clínica (linha de pesquisa: Neurociência e psicologia clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Parecerista ad hoc SATEPSI. Coodenadora e Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq - Núcleo de Ações e Reflexões em Neuropsicologia do Desenvolvimento (NARN) e ST3M²-C: Estudos sobre Empoderamento de Meninas e Mulheres na Ciência. Integrante do GT Neuropsicologia (ANPEPP). Representante regional RJ da SBNP - 2016-2017. Tem como foco de pesquisa: Avaliação psicológica, Neuropsicologia: Avaliação e Intervenção (crianças, adolescentes e adultos), Construção e adaptação de instrumentos, Inovação tecnológica, Empoderamento feminino na Ciência. 

Downloads

Publicado

03-09-2024

Como Citar

Caruzo, M. S., De Andrade, A. L., & Pires, E. U. (2024). Evidências psicométricas da Escala de Estilos de Amor (EEA) para homossexuais brasileiros(as). Interação Em Psicologia, 28(1). https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.85356

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa