A equipe gestora da escola em meio à pandemia: contribuições da Psicologia Histórico-cultural.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v28i2.85059

Palavras-chave:

equipe gestora, pandemia, psicologia histórico-cultural

Resumo

No centro de todas as transformações dos contextos escolares, com a instauração da pandemia da COVID-19, a atividade dos gestores precisou ser revista e o trabalho desses profissionais passou a ser imprescindível para atender às finalidades educativas consideradas prioritárias para a manutenção do ensino-aprendizagem. O presente artigo reflete sobre estas questões ao apresentar um recorte de uma pesquisa de doutorado realizada com os gestores de uma escola pública estadual que atende ao Ensino Fundamental II e Médio em uma região de alta vulnerabilidade, em uma cidade de grande porte de São Paulo. Objetiva-se refletir sobre as transformações das significações que a equipe gestora passou a atribuir às relações e demais ações na escola ao longo da pandemia. Fundamentados nos pressupostos teóricos-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, os resultados foram discutidos a partir das respostas a uma entrevista semiestruturada realizada com três gestores. Compreende-se que o atravessamento da tecnologia impactou, diferentemente, a gestão escolar com estudantes, professores e familiares e que questões de cunho afetivo ganharam a atenção e investimento da gestão da escola. Atenta-se ao perigo eminente da individualização e responsabilização dos sujeitos escolares pelo agravamento de problemas estruturais da educação brasileira aprofundados durante a pandemia.

Palavras-chave: equipe gestora; pandemia; Psicologia Histórico-Cultural

Biografia do Autor

Fernanda Pereira Medeiros, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP/SP

Doutora e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica - PUC Campinas/SP.

Vera Lucia Trevisan de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP/SP

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia e do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Downloads

Publicado

26-12-2024

Como Citar

Medeiros, F. P., & Souza, V. L. T. de. (2024). A equipe gestora da escola em meio à pandemia: contribuições da Psicologia Histórico-cultural. Interação Em Psicologia, 28(2). https://doi.org/10.5380/riep.v28i2.85059

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa