A equipe gestora da escola em meio à pandemia: contribuições da Psicologia Histórico-cultural.
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v28i2.85059Palavras-chave:
equipe gestora, pandemia, psicologia histórico-culturalResumo
No centro de todas as transformações dos contextos escolares, com a instauração da pandemia da COVID-19, a atividade dos gestores precisou ser revista e o trabalho desses profissionais passou a ser imprescindível para atender às finalidades educativas consideradas prioritárias para a manutenção do ensino-aprendizagem. O presente artigo reflete sobre estas questões ao apresentar um recorte de uma pesquisa de doutorado realizada com os gestores de uma escola pública estadual que atende ao Ensino Fundamental II e Médio em uma região de alta vulnerabilidade, em uma cidade de grande porte de São Paulo. Objetiva-se refletir sobre as transformações das significações que a equipe gestora passou a atribuir às relações e demais ações na escola ao longo da pandemia. Fundamentados nos pressupostos teóricos-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, os resultados foram discutidos a partir das respostas a uma entrevista semiestruturada realizada com três gestores. Compreende-se que o atravessamento da tecnologia impactou, diferentemente, a gestão escolar com estudantes, professores e familiares e que questões de cunho afetivo ganharam a atenção e investimento da gestão da escola. Atenta-se ao perigo eminente da individualização e responsabilização dos sujeitos escolares pelo agravamento de problemas estruturais da educação brasileira aprofundados durante a pandemia.
Palavras-chave: equipe gestora; pandemia; Psicologia Histórico-Cultural
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