Estágio em psicoterapia psicanalítica: relação transferencial aluno-universidade
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v26i2.79643Palavras-chave:
Relação transferencial, Egressos, Psicanálise, Ensino-aprendizagemResumo
A formação em Psicologia implica no aprendizado teórico-metodológico e, também, na realização de estágios em diversos campos de atuação do Psicólogo. O objetivo do presente estudo consistiu em analisar as relações transferenciais aluno-universidade vivenciadas por Psicólogos, egressos de uma universidade pública. O estudo foi efetuado através do método clínico qualitativo e os dados coletados submetidos à análise de conteúdo. Participaram da amostra 11 psicólogos egressos de uma universidade pública do sul do país, formados há no máximo três anos. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semidirigidas, com questões disparadoras. A partir das falas dos egressos foram elaboradas quatro categorias temáticas, as quais foram analisadas a partir de fundamentos teóricos da psicanálise: Universidade ocupando o lugar de mãe; Professores dão ou não dão conta? Do que?; Terceiro ano, fim do começo ou começo do fim; Estágios Como Fase de Transição. Finalmente, foi possível perceber nuances das emoções vivenciadas pelos egressos no processo de amadurecimento, da dependência da universidade rumo à independência como profissionais.
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