Crenças de profissionais de educação infantil sobre competências emocionais de crianças de zero a cinco anos
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v28i2.79569Palavras-chave:
competências emocionais, crenças, educadoras infantisResumo
O presente estudo teve por objetivo investigar as crenças de professoras e auxiliares de educação infantil acerca de competências emocionais (expressão e regulação de emoções) de crianças de até cinco anos. A pesquisa foi realizada em seis instituições de educação infantil da rede privada de ensino da cidade do Rio de Janeiro, da qual participaram 20 professoras e 15 auxiliares. Foram realizadas com as participantes entrevistas semiestruturadas e aplicado um instrumento (Formulário de Perfil do Participante). A análise dos dados foi quantitativa (estatística descritiva) e qualitativa, empregando-se a técnica de análise de conteúdo temático-categorial. Constatou-se que a maioria das participantes reconhece a capacidade das crianças de expressarem emoções desde bebês. Quanto à capacidade das crianças de controlarem as suas emoções, a maioria das participantes não identifica um marco temporal para que isso aconteça. Além disso, a maioria delas se considera responsável por ajudar as crianças a desenvolverem suas competências emocionais, embora não consiga fazer isso com todas as crianças nem em todas as situações vivenciadas. Essas crenças podem se refletir em suas práticas pedagógicas, levando-as a tentar atuar a favor desse desenvolvimento.
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Copyright (c) 2024 Andréa Ribeiro da Costa de Jesus Soares, Deise Maria Leal Fernandes Mendes

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