Crenças de profissionais de educação infantil sobre competências emocionais de crianças de zero a cinco anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v28i2.79569

Palavras-chave:

competências emocionais, crenças, educadoras infantis

Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar as crenças de professoras e auxiliares de educação infantil acerca de competências emocionais (expressão e regulação de emoções) de crianças de até cinco anos. A pesquisa foi realizada em seis instituições de educação infantil da rede privada de ensino da cidade do Rio de Janeiro, da qual participaram 20 professoras e 15 auxiliares. Foram realizadas com as participantes entrevistas semiestruturadas e aplicado um instrumento (Formulário de Perfil do Participante). A análise dos dados foi quantitativa (estatística descritiva) e qualitativa, empregando-se a técnica de análise de conteúdo temático-categorial. Constatou-se que a maioria das participantes reconhece a capacidade das crianças de expressarem emoções desde bebês. Quanto à capacidade das crianças de controlarem as suas emoções, a maioria das participantes não identifica um marco temporal para que isso aconteça. Além disso, a maioria delas se considera responsável por ajudar as crianças a desenvolverem suas competências emocionais, embora não consiga fazer isso com todas as crianças nem em todas as situações vivenciadas. Essas crenças podem se refletir em suas práticas pedagógicas, levando-as a tentar atuar a favor desse desenvolvimento.

Biografia do Autor

Andréa Ribeiro da Costa de Jesus Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ

Professora de Educação Infantil do Colégio Pedro II. Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia e Letras e especialista em Literatura Brasileira pela UERJ.

Deise Maria Leal Fernandes Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Tecnologia da Informação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-doutora (UERJ; UFRGS). Professora associada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenadora do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Socioemocional e Parentalidade, do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, Pesquisador 2 CNPq e Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). É membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP "Parentalidade e desenvolvimento infantil em diferentes contextos", e membro associado à International Society for the Study of Behavioural Development. 

Downloads

Publicado

26-12-2024

Como Citar

Soares, A. R. da C. de J., & Mendes, D. M. L. F. (2024). Crenças de profissionais de educação infantil sobre competências emocionais de crianças de zero a cinco anos. Interação Em Psicologia, 28(2). https://doi.org/10.5380/riep.v28i2.79569

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa