Estudantes com TDAH: Efeitos do Promove-Crianças adaptado

Autores

  • Anaísa Leal Barbosa Abrahão FFCLRP USP
  • Luciana Carla dos Santos Elias FFCLRP USP
  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva UNESP Bauru

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v26i2.79366

Palavras-chave:

TDAH, habilidades sociais, problemas de comportamento, estudantes e intervenção.

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) constitui fator de risco para o desenvolvimento psicossocial. Este estudo teve por objetivo descrever os efeitos do Promove-Crianças adaptado na promoção de comportamentos socialmente habilidosos e redução de problemas de comportamento e sintomatologia de estudantes com TDAH. Participaram 25 estudantes (entre 7 e 13 anos) e seus responsáveis (entre 30 e 66 anos). Os alunos pertenciam a escolas públicas de uma cidade do interior paulista, todos com diagnóstico médico de TDAH. Os alunos foram divididos aleatoriamente em dois grupos (grupo de intervenção - GI com 11 participantes e o grupo espera - GE com 14). Os instrumentos utilizados para as avaliações inicial, intermediária e final foram Social Skills Rating System - SSRS-BR (versão responsáveis e alunos), Escala de Conners e, Strengths and Difficulties Questionnaire-SDQ (nas avaliações intermediária e final). A intervenção teve duração de 10 semanas, desenvolvida em clínica de psicologia. Foram realizadas análises estatísticas através do software JASP. Os resultados apontaram diferenças significativas para ganhos de GI em comportamentos habilidosos, diminuição de problemas comportamentais e diminuição de sintomas de TDAH em comparação ao GE. A adaptação no Programa de intervenção mostrou-se positiva, podendo ser potencializada com intervenção destinada a responsáveis.

Biografia do Autor

Anaísa Leal Barbosa Abrahão, FFCLRP USP

Doutoranda em Psicologia

Luciana Carla dos Santos Elias, FFCLRP USP

Docente em Psicologia nos cursos de graduação e pós-graduação na FFCLRP USP

Alessandra Turini Bolsoni-Silva, UNESP Bauru

Docente em Psicologia nos cursos de graduaçao e pós graduação na UNESP Bauru

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Publicado

08-11-2022

Como Citar

Barbosa Abrahão, A. L., dos Santos Elias, L. C., & Bolsoni-Silva, A. T. (2022). Estudantes com TDAH: Efeitos do Promove-Crianças adaptado. Interação Em Psicologia, 26(2). https://doi.org/10.5380/riep.v26i2.79366

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa