Uma análise discursiva das nomeações de atores da agricultura na legislação agrária

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v27i2.79145

Palabras clave:

agricultura, práticas discursivas, psicologia social discursiva, construcionismo social.

Resumen

A partir do diálogo com a Psicologia Social Discursiva e o Construcionismo Social, analisamos as práticas discursivas manifestas em documentos legislativos que regulamentam a ocupação e o cultivo da terra no Brasil, com o objetivo central de compreender os modos de nomeação dos diferentes atores/atrizes da agricultura presentes na legislação. Com base na análise de documentos da legislação agrária brasileira, em nível federal, que regulam a exploração da terra, regimentam direitos e imposições e regem a implementação de políticas públicas destinadas à agricultura do país, evidenciamos a relevância destes documentos para a manutenção do status quo da concentração de terras, da necessidade de defesa de iniciativas que promovam a distribuição de terras no país e a imprescindibilidade de fomentar políticas públicas que auxiliem na minimização de iniquidades no cultivo da terra e na geração de riquezas.

Biografía del autor/a

Maria Laís dos Santos Leite, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Residência Pós-Doutoral (em andamento) no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestra em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Graduada em Psicologia com ênfase em Psicologia e Processos de Gestão pelo Centro Universitário Leão Sampaio - UniLeão com bolsa pelo ProUni - Programa Universidade para Todos. Desde 2014 atua como servidora técnico-administrativa da Universidade Federal do Cariri - UFCA, onde exerceu os cargo de Coordenadora de integração, Coordenadora de articulação com a comunidade e Pró-Reitora adjunta de Extensão. Integrante do Grupo de Pesquisa Modos de subjetivação, Políticas públicas e Contextos de vulnerabilidade (PPGPSI - UFRN/CNPq). Membro do Grupo Impulsor e integrante da Coordenação de Comunicação da Red Latinoamericana de Psicología Rural - RedPsiRural.  Tem atuado com base na Psicologia Social e da Educação e suas articulações com políticas públicas, gênero, agricultura familiar, economia solidária, saúde coletiva e contextos rurais.

Jáder Ferreira Leite, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1998); mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003), doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e estágio pós-doutoral junto ao Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) da Universidade Federal do Ceará (2014) e ao Grupo de Estudos Gênero e Masculinidades (GEMA) da Universidade Federal de Pernambuco (2020). É professor associado II, vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com atuação na graduação e pós-graduação (orientações de mestrado e doutorado). Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Política (Gestão 2017 - 2018), coordenador e membro do GT Saúde Comunitária da ANPEPP (2017-2018). Membro da diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) para o biênio 2021/2022 (tesoureiro). Atua no campo da Psicologia social e política a partir dos temas: movimentos sociais e contextos rurais, produções de sentidos e ruralidades. 

Publicado

2023-11-07

Cómo citar

Leite, M. L. dos S., & Leite, J. F. (2023). Uma análise discursiva das nomeações de atores da agricultura na legislação agrária. Interação Em Psicologia, 27(2). https://doi.org/10.5380/riep.v27i2.79145

Número

Sección

Estudos Teóricos ou Históricos