A atuação de Psicólogas Escolares na educação básica de um município do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v29i1.79011

Palavras-chave:

psicologia escolar e educacional, atuação do psicólogo, educação básica.

Resumo

 Historicamente, a formação, a pesquisa e a atuação em Psicologia Escolar e Educacional (PEE) foram orientadas por um modelo clínico e psicométrico, voltado para a classificação e ajustamento de estudantes considerados “problemas”. A literatura recente discute formas de atuação em PEE que privilegiem práticas emergentes, com a perspectiva de intervenção institucional e crítica. A pesquisa teve como objetivo conhecer a atuação de psicólogas escolares do ensino básico de um município do Rio Grande do Sul. Assim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco psicólogas, de idades entre 33 e 60 anos. Três delas trabalhavam em escolas privadas, uma em escola filantrópica, e outra em escola pública. Foi realizada a análise de conteúdo temática e está demonstrou que a formação inicial das participantes foi insuficiente para qualificar o trabalho em PEE. As psicólogas demonstraram ecletismo teórico para fundamentar a prática, e não manifestaram priorizar a literatura contemporânea em Psicologia Escolar e Educacional. Destacam-se práticas tradicionais e emergentes na atuação das participantes. Compreende-se que os cargos em PEE não estão dados, e precisam ser reivindicados e construídos junto às comunidades escolares. Aponta-se a necessidade de maior investimento das instituições formadoras e dos profissionais atuantes em reflexões e práticas orientadas pela perspectiva crítica.

Biografia do Autor

Marjorie Ribeiro Macedo de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul

Psicóloga pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFSM na linha de pesquisa Problemáticas de Saúde e Contextos Institucionais. Integrante do Grupo de Ensino Pesquisa e Extensão em Psicologia e Educação (GEPEPE/CCSH/UFSM). 

Taís Fim Alberti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul

 Professora Associada I do Departamento de Psicologia, do Centro de Ciências Sociais e Humanas/CCSH/UFSM. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado)e do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), do Centro de Educação/UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Psicologia e Educação (GEPEPE/CCSH/UFSM). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede (GEPETER/CE/UFSM).

Downloads

Publicado

03-07-2025

Como Citar

Ribeiro Macedo de Oliveira, M., & Fim Alberti, T. (2025). A atuação de Psicólogas Escolares na educação básica de um município do Rio Grande do Sul. Interação Em Psicologia, 29(1). https://doi.org/10.5380/riep.v29i1.79011

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa