Processo de luto de familiares de desaparecidos políticos na ditadura militar brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v26i2.79006

Palavras-chave:

luto, reações à separação, ditadura, psicanálise, política

Resumo

A Ditadura Militar do Brasil foi instaurada em 1964 e se prolongou até 1985. É considerada um período de repressão, violação de direitos, torturas, mortes e desaparecimentos, deixando um rastro inacabado. O objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de luto de familiares que têm seus parentes desaparecidos desde a Ditadura civil-militar. Este trabalho caracteriza-se como um estudo de campo transversal com abordagem qualitativa. Foram entrevistados sete participantes que tiveram seus familiares desaparecidos no período da ditadura civil-militar no Brasil. Os instrumentos de pesquisa foram um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semidirigida. Entre os resultados obtidos na pesquisa, pode-se observar que o processo do luto carece de um desfecho, visto que a falta da ritualização e a ausência do corpo inviabilizam sua elaboração. Também foi observado que o sofrimento dos familiares é realçado por práticas discursivas recorrentes que negam a existência e as truculências da ditadura civil-militar brasileira.

Biografia do Autor

Gabriel da Silva Santos, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo formado pela Universidade São Judas Tadeu e pesquisador das seguintes áreas: Psicanálise, Luto, Trauma e Religião.

Noemi Duarte Mascarenhas Santos, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo formado pela Universidade São Judas Tadeu e pesquisadora das seguintes áreas: Psicanálise e Luto.

Rodrigo Jorge Sales, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo, Doutor e Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP). Docente no curso de graduação em Psicologia e no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Downloads

Publicado

08-11-2022

Como Citar

Santos, G. da S., Mascarenhas Santos, N. D., & Sales, R. J. (2022). Processo de luto de familiares de desaparecidos políticos na ditadura militar brasileira. Interação Em Psicologia, 26(2). https://doi.org/10.5380/riep.v26i2.79006

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa