Espiritualidade e saúde mental em tempos de pandemia pelo COVID-19: um estudo teórico.
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v27i3.78911Palavras-chave:
espiritualidade, saúde mental, isolamento social, enfrentamento.Resumo
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou em março de 2020 um estado de pandemia relacionada ao COVID-19. A partir desta declaração as autoridades sanitárias passaram a recomendar mudanças em hábitos para conter a disseminação deste agravo, dentre estes, o isolamento e distanciamento social. Neste sentido, medo, ansiedade e estresse como transtornos em saúde mental aumentaram de forma significativa em todo mundo. Sabe-se que uma das formas de combater ou ressignificar tais processos pode ser alcançada mediante o reconhecimento e prática da espiritualidade, enquanto parte importante da visão do ser integral. Tais práticas melhoram o enfrentamento, visto que proporcionam resiliência e transformação, permitindo aos envolvidos o aproveitamento destes desafios para crescer, aprender e transformar. Como estratégias para este processo, o indivíduo pode buscar apreciar a natureza e as pequenas coisas, realizar reflexões capazes de facilitar as construções ou reconstruções cognitivas, valorizar e praticar o apoio social e promover a compaixão, para enfim fomentar a resiliência. Neste sentido, dois anos após o início da pandemia da Covid-19 o debate de seu impacto permanece necessário, incluindo as relações com a saúde física, mental e espiritual.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.