Espiritualidade e saúde mental em tempos de pandemia pelo COVID-19: um estudo teórico.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v27i3.78911

Palavras-chave:

espiritualidade, saúde mental, isolamento social, enfrentamento.

Resumo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou em março de 2020 um estado de pandemia relacionada ao COVID-19. A partir desta declaração as autoridades sanitárias passaram a recomendar mudanças em hábitos para conter a disseminação deste agravo, dentre estes, o isolamento e distanciamento social. Neste sentido, medo, ansiedade e estresse como transtornos em saúde mental aumentaram de forma significativa em todo mundo. Sabe-se que uma das formas de combater ou ressignificar tais processos pode ser alcançada mediante o reconhecimento e prática da espiritualidade, enquanto parte importante da visão do ser integral. Tais práticas melhoram o enfrentamento, visto que proporcionam resiliência e transformação, permitindo aos envolvidos o aproveitamento destes desafios para crescer, aprender e transformar. Como estratégias para este processo, o indivíduo pode buscar apreciar a natureza e as pequenas coisas, realizar reflexões capazes de facilitar as construções ou reconstruções cognitivas, valorizar e praticar o apoio social e promover a compaixão, para enfim fomentar a resiliência. Neste sentido, dois anos após o início da pandemia da Covid-19 o debate de seu impacto permanece necessário, incluindo as relações com a saúde física, mental e espiritual.

Biografia do Autor

Arturo de Pádua Walfrido Jordán, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Recife, Pernambuco

Doutorando do Doutorado em Saúde Integral pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Mestre em educação para o ensino na área da saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS (2018). Possui residência médica em Medicina de Família e Comunidade pelo Instituto de Medicina Integral Profº Fernando Figueira - IMIP (2009), Especialização em Preceptoria de Residência Médica no SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa/Hospital Sírio Libanês (2017), graduação em MEDICINA pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Participa de atividades de ensino enquanto Tutor da Faculdade Pernambucana de Saúde e Supervisor dos Programas Mais Médicos. Ministra aulas e conferências sobre saúde integral com foco nos estudos de Saúde e Espiritualidade. Esteve a frente da Gerencia da Atenção Básica na gestão municipal da saúde do Recife(PE) de 2013 a 2016. Atualmente exerce a função de Coordenador Geral das Residências em Saúde deste município.

Moara Maria Silva Cardozo, (Hospital Universitário Osvaldo Cruz - HUOC)

Graduada em Medicina em 2011 pela Universidade de Pernambuco - UPE, Recife, Brasil. Residência em Clínica Médica no Hospital Getúlio Vargas (SES/PE) 2012-2014. Fez R3 de Clínica Médica no Hospital Getúlio Vargas (SES/PE) 2014-2015. Realizou curso de atualização pela Harvard Medical School (Boston, Massachussets) - Update in Internal Medicine - dezembro de 2013. Atuou como médica em Emergência Clínica no Hospital Getúlio Vargas. Atuou como médica plantonista na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas (HC/UFPE). Aprovada em primeiro lugar no Processo Seletivo para Mestrado no Programa de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco, o qual concluiu em agosto de 2017. Preceptora do Programa de Residência em Clínica Médica do HUOC. Docente do Curso de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco desde 2017. Atualmente cursa o Doutorado em Saúde Integral do IMIP (Turma 2020).

Maria Valéria de Oliveira Correia Magalhães, (Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS);

Psicóloga e Advogada, Doutoranda em Saúde Integral - IMIP(2020-2024); Mestre em Perícias Forenses na FOP/UPE com Especialização em Intervenção Psicossocial à Família no Judiciário, pela UFPE (2000) e Formação em Mediação de Conflitos, pelo CEMAPE(2004). É Psicóloga Orientadora Fiscal do Conselho Regional de Psicologia da 2ª Região desde 1991; Docente do curso de graduação de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde(FPS) desde 2011; Docente da Pós graduação da Faculdade Frassinetti do Recife(FAFIRE), Faculdade de Ciências Humanas de Olinda(FACHO); Instituto de Desenvolvimento de Ensino(IDE), realiza Mediação nos casos de Alienação Parental encaminhados pelo TJPE. Autora do livro Alienação Parental e sua Síndrome: Aspectos Psicológicos e Jurídicos no Exercício da Guarda após a Separação Judicial publicado pelas Edições Bagaço(2009); Integrou a elaboração da Cartilha - Alienação Parental publicada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco(2017). Autora do capítulo Perícia Psicológica: desafios, reflexões e cuidados, no livro A Perícia Psicológica no Brasil (2019)

Downloads

Publicado

22-12-2023

Como Citar

Jordán, A. de P. W., Cardozo, M. M. S., & Magalhães, M. V. de O. C. (2023). Espiritualidade e saúde mental em tempos de pandemia pelo COVID-19: um estudo teórico. Interação Em Psicologia, 27(3). https://doi.org/10.5380/riep.v27i3.78911

Edição

Seção

Estudos Teóricos ou Históricos