O Impacto da Soropositividade no Vínculo mãe-bebê em Gestantes Diagnosticada com HIV

Autores

  • Luisa Lacerda Rique Faculdade Pernambucana de Saúde https://orcid.org/0000-0002-5677-9151
  • Mírian Rique de Souza Brito Dias Faculdade Pernambucana de Saúde
  • Maíra Mendes Faria Faculdade Pernambucana de Saúde
  • Clarissa Maria Lopes Dubeux Barros
  • Fernanda Gomes Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v26i3.78781

Palavras-chave:

Gravidez, soropositividade, psicanálise

Resumo

A pesquisa objetivou estudar a construção do vínculo mãe-bebê em gestantes soropositivas, a partir da análise dos impactos do diagnóstico para essas mulheres, identificando os sentimentos envolvidos em relação ao bebê e à maternidade, e buscando compreender a vivência da construção do bebê imaginário em gestantes soropositivas. Foi realizada pesquisa transversal, do tipo qualitativa com referencial teórico psicanalítico. Participaram seis mulheres, com idade entre 19 e 36 anos e tempo de gravidez entre quatro e oito meses. Assim, de acordo com o que emergiu a partir das entrevistas, foram estabelecidas as seguintes categorias de análise para Discussão: Conhecimento do diagnóstico, Sentimentos relacionados à gravidez e Construção do vínculo com o bebê. A partir da fala das participantes e das articulações teóricas feitas à luz da psicanálise, foi possível perceber que o vínculo mãe-bebê não é necessariamente prejudicado pela presença do HIV. O desejo de que os filhos fossem saudáveis e a preocupação com relação ao futuro deles esteve presente no discurso das mulheres como importante realidade construída. Além disso, foi possível conceber a existência de um ser, por meio da imaginação e conversa com os bebês, promovendo a aposta para o lugar do sujeito.

Biografia do Autor

Luisa Lacerda Rique, Faculdade Pernambucana de Saúde

Psicóloga clínica e hospitalar graduada pela Faculdade Pernambucana de Saúde e pós graduanda em Intrvenções clínicas na abordagem psicanalítica na Faculdade Frassinetti do Rrecife e mestranda em Psicolgia pela Universidade Federal de Pernambuco

Mírian Rique de Souza Brito Dias, Faculdade Pernambucana de Saúde

Mírian Rique de Souza Brito Dias - Mestranda em Psicologia da Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. Cursando Especialização em A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno (PUC-RS), Graduação em Psicologia (FPS), Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda (Universidade Católica de Pernambuco), MBA em Marketing (Fundação Getúlio Vargas).

Maíra Mendes Faria, Faculdade Pernambucana de Saúde

Atualmente fazendo residência em Saúde da Família  pela Secretaria da Saúde de Jaboatão dos Guararapes. Graduação em Psicologia pela Faculdade Pernambucana de Saúde. Graduação em Comunicação Social - Rádio e TV pela Universidade Federal de Pernambuco.

Clarissa Maria Lopes Dubeux Barros

Possui Graduação em Psicologia, Especialização e Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com período sanduíche no Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa. Coordenadora de Período da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) no curso de graduação em Psicologia e é Professora na pós-graduação, Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde. Tem experiência na área de Psicologia, atuando especialmente nos seguintes temas: Psicologia da Saúde, Clínica Psicanalítica, Processos Psicossociais e Saúde e Interface Saúde e Educação.

Fernanda Gomes Vasconcelos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Realizou especialização no Programa de Residência de Psicologia em Saúde Mental, da Universidade de Pernambuco e Hospital Ulysses Pernambucano (2015). Realizou Mestrado no Programa de Pós-graduação em Psicologia, da Universidade Federal de Pernambuco. Com interesse nas áreas de saúde mental, clínica psicanalítica e em estudos da profissão de Psicologia e atuação profissional.

Downloads

Publicado

14-04-2023

Como Citar

Rique, L. L., Dias, M. R. de S. B., Faria, M. M., Barros, C. M. L. D., & Vasconcelos, F. G. (2023). O Impacto da Soropositividade no Vínculo mãe-bebê em Gestantes Diagnosticada com HIV. Interação Em Psicologia, 26(3). https://doi.org/10.5380/riep.v26i3.78781

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa