Phubbing e dependências tecnológicas: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v26i2.78699Palavras-chave:
Phubbing, Dependência da Internet, Dependência do SmartphoneResumo
Ao passo que a tecnologia avança em fazer parte do dia a dia das pessoas, a preocupação em se investigar os possíveis efeitos nocivos desta presença constante cresce. Há atenção especial aos estudos que envolvem o smartphone, por ser este o meio favorito de acesso às mídias sociais, facilitando o aparecimento de problemáticas, a exemplo das dependências que o envolvem e o phubbing. Este estudo teve por objetivo analisar os artigos encontrados na literatura que discutem a relação entre o phubbing e dependências de tecnologia. Foram utilizadas as bases de dados Scopus, Web of Science, Scielo, PubMed e PsycInfo. A partir dos critérios de busca, foram encontrados 80 artigos no período de 2016 a 2020, resultando em 14 artigos para análise. Foram encontradas correlações positivas e significativas entre phubbing e dependências tecnológicas, estudos sobre determinantes do phubbing, sobre a transmissão do comportamento de pais para filhos, validações de escala e outros que tratam de redes sociais específicas. Os resultados permitiram uma visão ampla da problemática das dependências tecnológicas associadas ao phubbing, preenchendo uma lacuna existente na literatura ao se problematizar as características dos estudos, dentre suas diferenças e semelhanças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.