Efeitos de conseqüências programadas sobre o comportamento de seguir regras

Autores

  • Carla Cristina Paiva Paracampo Universidade Federal do Pará
  • Luiz Carlos de Albuquerque Universidade Federal do Pará
  • Andréa Fonseca Farias Universidade Federal do Pará
  • Bruna Nogueira Carvalló Universidade Federal do Pará
  • Ana Rachel Pinto Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v11i2.7850

Palavras-chave:

controle por regras, tipo de conseqüências, natureza das conseqüências

Resumo

Investigando variáveis responsáveis pela manutenção do seguir regras, 16 crianças foram expostas a um procedimento de escolha segundo o modelo. A tarefa era tocar um dos estímulos de comparação na presença de uma luz. O comportamento era estabelecido por regra na Fase 1. As contingências na Fase 1 eram revertidas na Fase 2, restabelecidas na Fase 3 e novamente revertidas na Fase 4. As condições diferiram quanto à natureza e ao tipo de conseqüências programadas. O seguimento da regra tendeu a ser abandonado quando passou a produzir um som ou “Errado” e tendeu a ser mantido quando deixou de produzir bombons ou “Certo”. Os resultados ampliam a generalidade da sugestão de que o seguimento de regras tem maior probabilidade de ser abandonado quando produz conseqüências aversivas do que quando produz outras conseqüências e sugerem que a manutenção desse comportamento depende, em parte, do tipo de conseqüência por ele contatada.

Palavras-chave: controle por regras; tipo de conseqüências; natureza das conseqüências.

 

Biografia do Autor

Carla Cristina Paiva Paracampo, Universidade Federal do Pará

Professor Associado 1 da Universidade Federal do Pará. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará.

Luiz Carlos de Albuquerque, Universidade Federal do Pará

Professor Associado da Universidade Federal do Pará. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Andréa Fonseca Farias, Universidade Federal do Pará

Aluna do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará. Bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq.

Bruna Nogueira Carvalló, Universidade Federal do Pará

Aluna do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará. Bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq.

Ana Rachel Pinto, Universidade Federal do Pará

Psicóloga, Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Bolsista de doutorado do CNPq.

 

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Como Citar

Paracampo, C. C. P., de Albuquerque, L. C., Farias, A. F., Carvalló, B. N., & Pinto, A. R. (2007). Efeitos de conseqüências programadas sobre o comportamento de seguir regras. Interação Em Psicologia, 11(2). https://doi.org/10.5380/psi.v11i2.7850

Edição

Seção

Artigos