Autoeficácia e Síndrome do Impostor em pós-graduandos: um retrato da pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v26i3.78064

Palavras-chave:

Pós-Graduação, COVID-19, Autoeficácia, Síndrome do Impostor.

Resumo

O isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde, durante o período de pandemia da COVID-19, pode elevar os níveis de ansiedade e estresse nos estudantes, afetando assim sua produtividade. O objetivo desta pesquisa consistiu em avaliar os níveis de autoeficácia e de Síndrome do Impostor em estudantes de Pós-Graduação stricto sensu, durante a pandemia da COVID-19. Tratou-se de um estudo de caráter quantitativo no qual 200 estudantes de Pós- -graduação stricto sensu responderam um formulário online que contemplava: um questionário sociodemográfico, a Escala Síndrome do Impostor de Clance e a Escala de Autoeficácia no Ensino Superior. Verificou-se que as duas escalas apresentaram correlação estatisticamente significante
e inversamente proporcional, ou seja, quanto maiores os níveis de Autoeficácia, menores os níveis da Síndrome do Impostor. Os pós-graduandos, em relação à Autoeficácia, se autoavaliaram em níveis altos a elevados, em sua maioria. Por sua vez, na Síndrome do Impostor, os respondentes avaliaram-se nos níveis alto ou moderado.

Biografia do Autor

Clarissa Maria Marques Ogeda, Faculdade de Filosofia e Ciências "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP- Campus Marília.

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Marília (2020), linha Educação Especial. Graduada em Pedagogia pela mesma universidade (2017).Teve pesquisas financiadas pela Fundação De Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  

Fernanda Delai Lucas Adurens, Faculdade de Filosofia e Ciências "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP- Campus Marília.

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Marília (2020), linha Educação Especial. Residência Integrada Multiprofissional em saúde mental pela Faculdade de medicina de Marília (FAMEMA). Graduada em Psicologia pelo Centro. Universitário Filadélfia (2010). Teve pesquisas financiadas pela Aoordenação de Aperfeiçoamente de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  

Ketilin Mayra Pedro, Centro Universitário Sagrado Coração- Campus Bauru.

Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Marília (2016). Mestra em Educação pela mesma universidade (2012). Pedagoga pela faculdade de Filosofia e Ciências "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru.Atualmente é diretora e Docente da área de Ciências Humanas e Sociais.

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Publicado

14-04-2023

Como Citar

Ogeda, C. M. M., Adurens, F. D. L., & Pedro, K. M. (2023). Autoeficácia e Síndrome do Impostor em pós-graduandos: um retrato da pandemia da COVID-19. Interação Em Psicologia, 26(3). https://doi.org/10.5380/riep.v26i3.78064

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa