Diferenças na adaptabilidade de carreira em função da escolaridade e situação laboral

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v26i2.77840

Keywords:

orientação profissional e de carreira, desemprego, trabalhadores.

Abstract

A adaptabilidade de carreira é um construto psicossocial que se refere aos recursos do indivíduo para lidar com as tarefas de transição de carreira. O objetivo deste estudo foi verificar se há diferenças nos quatro recursos de adaptabilidade de carreira em relação ao sexo, escolaridade, situação laboral e relações de trabalho. A amostra contou com 890 participantes, com idades entre 18 e 67 anos (M = 33,98; DP = 10,49), sendo 66,4% do sexo feminino. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico e a Escala de Adaptabilidade de Carreira. Os resultados sugerem que há diferenças significativas em relação as variáveis abordadas, com exceção do sexo. Pessoas com maior nível de escolaridade, que estejam empregadas e que possuam uma relação de trabalho como trabalhadores liberais, apresentam maiores níveis de adaptabilidade de carreira. Desta forma, este estudo indica que a adaptabilidade de carreira está relacionada positivamente com desfechos da carreira, o que sugere que intervenções capazes de promover adaptabilidade de carreira, poderão estar indiretamente contribuindo para uma maior empregabilidade dos clientes.

Author Biography

Gustavo Henrique Martins, Universidade São Francisco

Psicólogo pela Universidade São Francisco. Mestrando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade São Francisco.

Published

2022-11-08

How to Cite

Ambiel, R. A. M., Martins, G. H., & Salvador, A. P. (2022). Diferenças na adaptabilidade de carreira em função da escolaridade e situação laboral. Interação Em Psicologia, 26(2). https://doi.org/10.5380/riep.v26i2.77840

Issue

Section

Research Reports