Sobre-viver na teia de poderes: do controle sobre a vida ao direito sobre a morte dos corpos femininos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v26i3.77172

Palabras clave:

mulheres, relações de poder, feminicídio, subjetivação

Resumen

O registro de homicídio de mulheres, seja em seus lares ou no espaço público, têm crescido exponencialmente na sociedade brasileira. Neste ensaio teórico, buscamos através dos estudos Foucaultianos, de gênero e interseccionais problematizar a teia de poderes que fez e faz do corpo das mulheres território de soberania e disciplina dos homens e instituições. Para tal usamos do conceito de poder e suas derivações, formulado por Michel Foucault, para traçar de forma genealógica uma história de controle sobre a vida e a morte das mulheres. Passamos pela caça às bruxas, escravidão, colonização das Américas, crimes de guerra, bem como os feminicídios públicos e privados, explorando as relações de poder que tornaram esses crimes atos legítimos, e por vezes necessários, para a manutenção das hierarquias de gênero que conferem aos homens privilégios sobre as mulheres. As reflexões aqui produzidas nos levaram a concluir que o número crescente de homicídios feminino não são frutos do acaso, mas da convergência de poderes que recaem sobre seus corpos e servem para a manutenção de um projeto de sociedade misógina, que através de dispositivos históricos tornou, e continua tornando, a morte de mulheres inteligível e banalizadas.

Biografía del autor/a

Camila Maffioleti Cavaler, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Adriano Beiras, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-graduação e do  Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor Europeu em Psicologia Social (UAB - España), Becas MAEC-AECID. Estágios de Pós-doutorado (UFSC bolsa PDJ - CNPq, Universidad de Granada -UGr-España, University of Brighton-UK). Coordenador  do Núcleo de Pesquisa Margens/UFSC (https://margens.ufsc.br)

Publicado

2023-04-14

Cómo citar

Maffioleti Cavaler, C., & Beiras, A. (2023). Sobre-viver na teia de poderes: do controle sobre a vida ao direito sobre a morte dos corpos femininos. Interação Em Psicologia, 26(3). https://doi.org/10.5380/riep.v26i3.77172

Número

Sección

Estudos Teóricos ou Históricos