Interpelações Fenomenológicas Para A Pesquisa Da Identidade Na Perspectiva Da Psicologia Social Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v26i3.77026

Palavras-chave:

Psicologia Social, Fenomenologia, Teoria crítica, identidade, epistemologia.

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo discutir as contribuições da fenomenologia para os estudos da identidade-metamorfose, sobretudo a partir da incorporação da discussão relacionada ao mundo da vida (Lebenswelt) na pesquisa sobre identidade-metamorfose. Trata-se, portanto, de um empreendimento teórico-epistemológico com vistas a identificar as intersecções entre os construtos identidade-metamorfose e mundo da vida, pertencentes respectivamente aos campos da Psicologia Social Crítica e da Teoria Crítica da sociedade. Metodologicamente, faz-se uma reconstrução das fontes fenomenológicas utilizadas por Jürgen Habermas e sua contribuição para a Psicologia Social Crítica. Isso permite que a discussão avance para a crítica das estratégias sistêmicas de fixações das identidades produzidas na sociedade contemporânea, que continuamente enquadram suas ações e projetos existenciais aos padrões e normas sociais que regulam as oportunidades de socialização. Em suma, são assinalados os caminhos de realização de uma crítica ao mundo da vida como forma de análise dos sentidos emancipatórios ou não das identidades-metamorfose.

Biografia do Autor

José Alves de Souza Filho, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Psicologia, com estágios na ênfase Processos Clínicos e Atenção a Saúde, Mestre em Psicologia e Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC, vinculado ao Grupo de Pesquisa PARALAXE: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cruzeiro do Sul. Colaborador do Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade - LAPSUS - pelo Projeto de Extensão "É da nossa escola que falamos". Membro do GT de Psicologia Política da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO - Núcleo Cariri - CE. Professor de Psicologia do Centro Universitáio Paraiso (UniFAP). 

Aluísio Ferreira de Lima, Universidade Federal Ceará

Psicólogo com Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Especialista em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (USP) e Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP/11). É Professor Associado II do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará/UFC, credenciado como Professor Permanente (M/D) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do M/D Profissional em Saúde da Família UFC/FIOCRUZ/RENASF). Colabora como Professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo/USP, na disciplina ?Teoria Crítica da Sociedade e Psicologia Social (PST5856)?. É atualmente Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq (Processo: 314100/2018-0). 

Downloads

Publicado

14-04-2023

Como Citar

Souza Filho, J. A. de, & Lima, A. F. de. (2023). Interpelações Fenomenológicas Para A Pesquisa Da Identidade Na Perspectiva Da Psicologia Social Crítica. Interação Em Psicologia, 26(3). https://doi.org/10.5380/riep.v26i3.77026

Edição

Seção

Estudos Teóricos ou Históricos