Interpelações Fenomenológicas Para A Pesquisa Da Identidade Na Perspectiva Da Psicologia Social Crítica
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v26i3.77026Palavras-chave:
Psicologia Social, Fenomenologia, Teoria crítica, identidade, epistemologia.Resumo
O presente ensaio tem por objetivo discutir as contribuições da fenomenologia para os estudos da identidade-metamorfose, sobretudo a partir da incorporação da discussão relacionada ao mundo da vida (Lebenswelt) na pesquisa sobre identidade-metamorfose. Trata-se, portanto, de um empreendimento teórico-epistemológico com vistas a identificar as intersecções entre os construtos identidade-metamorfose e mundo da vida, pertencentes respectivamente aos campos da Psicologia Social Crítica e da Teoria Crítica da sociedade. Metodologicamente, faz-se uma reconstrução das fontes fenomenológicas utilizadas por Jürgen Habermas e sua contribuição para a Psicologia Social Crítica. Isso permite que a discussão avance para a crítica das estratégias sistêmicas de fixações das identidades produzidas na sociedade contemporânea, que continuamente enquadram suas ações e projetos existenciais aos padrões e normas sociais que regulam as oportunidades de socialização. Em suma, são assinalados os caminhos de realização de uma crítica ao mundo da vida como forma de análise dos sentidos emancipatórios ou não das identidades-metamorfose.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.