Educação em tempo integral: uma revisão crítica com base na psicologia do desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v26i2.76968

Palavras-chave:

educação em tempo integral, escola integral, desenvolvimento infantil.

Resumo

No período de 2007 a 2018 houve um crescimento substancial da educação em tempo integral no Brasil, além do aumento das publicações acadêmicas e da presença crescente da temática no cenário político nacional. Neste panorama foi realizada uma revisão integrativa de literatura com o objetivo de investigar e analisar criticamente as principais ideias encontradas nas publicações periódicas brasileiras sobre a educação em tempo integral, estabelecendo um diálogo com autores selecionados do campo da psicologia do desenvolvimento. Verificou-se que a escola integral é, em geral, avaliada positivamente de acordo com os seguintes aspectos: proteção da criança para possibilitar que os pais possam trabalhar, promoção de melhor relacionamento entre professores e alunos, oportunidade de socialização para as crianças e o aprendizado de conteúdos extracurriculares. Entretanto, constatou-se que esta modalidade de educação pode exercer um efeito de cerceamento de tempo e espaço, fazendo com que a criança permaneça excessivamente institucionalizada, passando a maior parte do tempo envolvida em atividades programadas e supervisionadas, gerando estresse e prejudicando outras possibilidades de inserção social. Tais questões sugerem implicações importantes para o desenvolvimento e o bem-estar das crianças, abrindo um campo para pesquisas, reflexões e intervenções.

Biografia do Autor

Marcos Alan Viana, Universidade de São Paulo (USP)

Psicólogo, mestre em psicologia pela UFPR, doutorando em psicologia do desenvolvimento humano pela USP.

Luciana Maria Caetano, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em psicologia do desenvolvimento pela USP, Livre Docente do Instituto de Psicologia da USP.

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Publicado

08-11-2022

Como Citar

Viana, M. A., & Caetano, L. M. (2022). Educação em tempo integral: uma revisão crítica com base na psicologia do desenvolvimento. Interação Em Psicologia, 26(2). https://doi.org/10.5380/riep.v26i2.76968

Edição

Seção

Revisões Sistemáticas da Literatura