A prática da avaliação psicológica das queixas escolares fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v26i3.76854

Palavras-chave:

avaliação psicológica, desenvolvimento infantil, psicologia histórico-cultural

Resumo

Os resultados de testes psicológicos são comumente usados para diagnosticar crianças que enfrentam dificuldades no processo de escolarização com algum transtorno/distúrbio, sem levar em conta as condições histórico-sociais, apresentando pouca possibilidade de superação da dificuldade no âmbito educativo. Por isso, pesquisadores têm proposto a realização de avaliações a partir da Psicologia Histórico-Cultural (PHC), teoria que se distingue teórica e metodologicamente das que embasam as avaliações tradicionais. Em busca de contribuir com esses estudos, o objetivo deste artigo é apresentar resultados de uma pesquisa acerca de procedimentos para a realização do processo de avaliação psicológica das queixas escolares. Foram planejadas e realizadas avaliações de oito crianças com tais queixas. Como resultado, apresenta-se uma síntese dos procedimentos realizados: encontro inicial com os familiares/responsáveis, os professores e as crianças, atividades com elas e encontro final para apresentar os resultados obtidos e possibilidades de intervenção. O procedimento considerou a formação social dos processos psicológicos a partir da análise da atividade-guia. Considera-se que este trabalho contribui para a prática do psicólogo que busca realizar avaliações psicológicas que se distinguem das tradicionais e para o desenvolvimento de posteriores pesquisas que englobem outros períodos do desenvolvimento e que tenham como finalidade mudanças no âmbito escolar, familiar e societário.

Biografia do Autor

Ana Paula Alves Vieira, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Psicologia pelo Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (PPI-UEM). Realizou um período sanduíche (Programa Institucional de Doutorado-sanduíche no Exterior - CAPES) na Faculdade de Educação Especial da University of Alberta (UofA, Edmonton, Canadá).

Marilda Gonçalves Dias Facci, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação Escolar pela faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP (2003).

Downloads

Publicado

14-04-2023

Como Citar

Vieira, A. P. A., & Facci, M. G. D. (2023). A prática da avaliação psicológica das queixas escolares fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural. Interação Em Psicologia, 26(3). https://doi.org/10.5380/riep.v26i3.76854

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa