A saúde mental de mulheres imigrantes na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v26i2.76724

Palavras-chave:

Imigração, educação, saúde mental, ensino superior.

Resumo

A migração feminina é um fenômeno que acompanha as diversas transformações históricas da humanidade. Em tempos de globalização e busca de autonomia via formação educativa de Ensino Superior, é relevante refletir sobre a inclusão e permanência dessas imigrantes no contexto universitário e, sobretudo, os impactos decorrentes da mudança de cultura. Sendo assim, este trabalho busca compreender os impactos psicológicos da imigração às mulheres imigrantes universitárias. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório e descritivo. Participaram do estudo sete estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), oriundas de quatro países da América Latina: Colômbia, Haiti, Venezuela e Uruguai. Para coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada e um formulário sociodemográfico intercultural. As entrevistas foram analisadas seguindo as premissas da técnica da Análise de Conteúdo, e como principais resultados foram identificados: “experiências de violências e discriminações”, formas de “expressão de sofrimento” e possibilidade de “emancipação feminina na imigração universitária”. O estudo corrobora a importância de políticas institucionais no campo pedagógico, social e psicológico sensíveis às experiências migratórias das imigrantes universitárias.

Biografia do Autor

Alisson Vinicius Silva Ferreira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA, Foz do Iguaçu, PR)

Graduado em psicologia pela Faculdade Guairacá, com especialização em saúde mental pela faculdade Campo Real, mestre e doutorando em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalha como psicólogo na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). É pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC), no qual integra o grupo de pesquisa ?Psicologia, Cultura e Saúde mental?, vinculado à linha de pesquisa ?Migrações, processos psicológicos e saúde mental?, também integra a Cátedra Sérgio Viera de Mello na UNILA. Tem como principais áreas de interesse a educação e sua relação com a saúde mental, fracasso acadêmico, ações afirmativas na universidade, imigração, refúgio e saúde mental, psicanálise e etnopsicanálise.

Vitoria Nathalia do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, SC)

Psicóloga. Graduada em Psicologia (2019) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia na mesma universidade. Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC), no qual integra o Grupo de Pesquisa Psicologia, Cultura e Saúde Mental, nas linhas de pesquisa Violência e Trauma e Migrações, processos psicológicos e saúde mental. Compõe a equipe de terapeutas da Clínica Intercultural, projeto de extensão vinculado ao NEMPsiC. Integra a Équipe de recherche en paternariat sur la diversité culturelle et limmigration dans la région de Québec (ÉDIQ). Tem interesse nas áreas de Psicologia da Saúde e Psicologia Jurídica, nas seguintes temáticas: saúde mental, psicologia clínica, migrações, violência de Estado e violência conjugal.

Lucienne Martins Borges, Université Laval - (Quebec, CA) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, SC)

Professora da École de travail social et de criminologie da Université Laval (Québec, Canadá) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante da equipe de pesquisa ÉDIQ - Équipe de recherche en partenariat sur la diversité culturelle et l'immigration dans la région de Québec (Canadá) e colaboradora do Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC/UFSC). Doutora em Psicologia (Ph.D., Université du Québec à Trois-Rivières - Canadá), possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1991), mestrado em Estudos Literários - Université du Quebec, Canadá (1996) e mestrado em Psicologia - Université Laval, Canadá (2000). Co-fundadora do Service d'Aide Psychologique Spécialisée aux Immigrants et Réfugiés (Université Laval/CIUSSS-CN, Québec, Canadá). Líder do Grupo de Pesquisa "Psicologia, cultura e saúde mental". Interessa-se principalmente pelos seguintes temas: Psicologia clínica intercultural, Etnopsiquiatria, migrações, refúgio e saúde mental.

Downloads

Publicado

08-11-2022

Como Citar

Silva Ferreira, A. V., do Nascimento, V. N., & Martins Borges, L. (2022). A saúde mental de mulheres imigrantes na universidade. Interação Em Psicologia, 26(2). https://doi.org/10.5380/riep.v26i2.76724

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa