Mobilidade como um Serviço: Indicações de Estratégias Interventivas no Hábito de Usar Automóvel Baseadas na Revisão da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v26i3.76682

Palavras-chave:

Mobilidade como um Serviço, Indicações de Estratégias para Políticas de Mobilidade, Hábito

Resumo

A mobilidade integrada poderia ser prejudicada pelo hábito de usar o automóvel? Essa é uma questão central para a mobilidade que precisa ser discutida. Nessa perspectiva, objetivou-se, por meio da revisão da literatura, identificar as estratégias que favoreçam a implementação da mobilidade sustentável, a fim de apontar uma agenda de pesquisa baseada na literatura. Assim, iniciou-se com a conceituação acerca da Mobilidade como um Serviço (MaaS). Aborda-se a viabilidade da mobilidade alternativa, considerando-se o hábito de usar o automóvel, visto que a literatura aponta essa variável como uma barreira para a promoção da Mobilidade complementar. Segue-se com a discussão sobre os comportamentos habituais de se usar o automóvel e como eles podem ser modificados. Como um resultado, sugerem-se várias estratégias para a promoção da quebra do hábito de usar automóvel de modo que se favoreça a mobilidade complementar. Por último, a partir das diretrizes indicadas para promoção da Mobilidade como Serviço, sugere-se uma agenda de pesquisa futura para dar suporte à área de conhecimento.

Biografia do Autor

Zuleide Oliveira Feitosa, Universidade de Brasilia

Professora substituta da Universidade de Brasíiia-Departamento de Processos Psicológicos Básicos-PPB. Doutora em TRANSPORTES pela Universidade de Brasilia - UnB (2017). Fez doutorado sanduciche em parceria com a University of Michigan nos Estados Unidos (UMICH) em 2016-2017, onde desenvolveu atividade de pesquisa pelo SMART CITY , grupo de pesquisa da Universidade de Michigan- MICH. Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) pela Universidade de Brasília (2010). Especialização em Gestao da Cultura, Clima e Bem-estar Organizacional, Universidade de Brasília-UnB (2003-2005). Psicóloga pela Universidade Federal do Maranhão _ UFMA (1996-2001) Professora da faculdade de teologia - Seminário Presbiteriano de Brasília. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Comportamental e ambiental; do trânsito e transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: trânsito, docencia, pesquisa e clinica. Pos-doutoramento em mobilidade, e transportes, por meio do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território.

Pastor Willy Gonzales Taco, Universidade de Brasília

Engenheiro Civil pela Universidad Nacional de San Agustin de Arequipa UNSA - (1991), Mestre em Transportes Urbanos pela Universidade de Brasília - UnB (1997) e Doutor em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - EESC/USP (2003). Professor Associado a Dedicação exclusiva do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (ENC/UnB), Programa de Pós-graduação em Transportes da Universidade de Brasília (PPGT/UnB), Coordenador do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru), membro da Comissão de Avaliação de Área da Engenharia Civil do ENADE período 2014 - 2016, ex-Coordenador por dois períodos do Programa de Pós-Graduação em Transportes, ex-Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Civil, ex-Coordenador do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Engenharia Civil, Tutor do Grupo DEXTRA inteligência em mobilidade, transportes e logística, orientador do coletivo Bicicleta Livre UnB, líder do Grupo de pesquisa do CNPq Comportamento em Transportes e Novas Tecnologias (CTNT), orientador do Carona Phone, membro efetivo do Conselho de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal - CTPC/DF, com áreas de pesquisa em Planejamento dos Transportes, Abordagem de Viagens Baseadas em Atividades, Análise Comportamental em Transportes, Sistemas de Informações Geográficas em Transportes, Novas Tecnologias em Transportes, Inovação e Tecnologias Disruptivas nos Transportes, Sistemas Inteligentes em Transportes e Mobilidade, Veículos Autônomos-Conectados-Compartihados, Corredores Rodoviários Inteligentes (CRIs); Confiabilidade, Vulnerabilidade e Resiliência em Transportes.

Diego Rosa Mota, Universidade de Brasília

Engenheiro Civil no Ministério do Desenvolvimento Regional, com experiência em análise técnica/orçamentária de projetos de infraestrutura, bem como fiscalização/gestão de convênios/contratos de obras públicas e de serviços de engenharia e manutenção predial. Professor conteúdista,mestre em Planejamento de Transportes pela Universidade de Brasília-UnB (2019), cursou parte da graduação em engenharia civil na Heriot-Watt University em Edimburgo-Reino Unido como bolsista do programa Ciência sem Fronteiras. Em 2013 foi premiada no 9º Concurso de Monografia CBTU e recebeu moção de aplausos na Câmara Legislativa de Luziânia-GO pela elaboração do projeto: "Modelo Funcional para o trem Luziânia-Brasília: Um proposta de Integração e Desenvolvimento Regional".

Ingrid Luiza Neto, UDF

Graduação em Psicologia e Pedagogia, com mestrado e doutorado em Psicologia pela UnB. Pós doutorado em psicologia, com foco em mobilidade urbana saudável e gestão participativa. Em 2013/2014 fez doutorado sanduíche, na Old Dominion University, Estados Unidos, atuando como pesquisadora visitante no Behavioral Psychology Research & Analysis Team. Nos últimos anos, tem trabalhado como pesquisadora no Laboratório de Psicologia Ambiental e no Grupo de Pesquisa sobre Comportamento em Transportes e Novas Tecnologias, ambos na UnB. Atua como docente no curso de psicologia, ministrando disciplinas de psicologia na educação e avaliação psicológica e supervisionando estágios na área de psicologia na educação e educação para o trânsito. Atua também na formação de profissionais da área de trânsito (psicólogos, gestores públicos, instrutores e diretores), ministrando disciplinas nas áreas de educação para o trânsito, avaliação psicológica, psicologia social, psicologia ambiental e sustentabilidade. Coordena o Laboratório de Psicologia do Trânsito da UDF e o projeto de extensão Transitando nas Escolas, realizando ações de educação para o trânsito em escolas do DF e GO. É consultora na área de educação para o trânsito, analisando projetos e materiais pedagógicos de educação para o trânsito. Atualmente, é membro da Câmara Temática de Educação e Saúde do CONTRAN, representante da Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego.

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Publicado

14-04-2023

Como Citar

Feitosa, Z. O., Taco, P. W. G., Mota, D. R., & Neto, I. L. (2023). Mobilidade como um Serviço: Indicações de Estratégias Interventivas no Hábito de Usar Automóvel Baseadas na Revisão da Literatura. Interação Em Psicologia, 26(3). https://doi.org/10.5380/riep.v26i3.76682

Edição

Seção

Revisões Sistemáticas da Literatura