Mobilidade como um Serviço: Indicações de Estratégias Interventivas no Hábito de Usar Automóvel Baseadas na Revisão da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v26i3.76682Palavras-chave:
Mobilidade como um Serviço, Indicações de Estratégias para Políticas de Mobilidade, HábitoResumo
A mobilidade integrada poderia ser prejudicada pelo hábito de usar o automóvel? Essa é uma questão central para a mobilidade que precisa ser discutida. Nessa perspectiva, objetivou-se, por meio da revisão da literatura, identificar as estratégias que favoreçam a implementação da mobilidade sustentável, a fim de apontar uma agenda de pesquisa baseada na literatura. Assim, iniciou-se com a conceituação acerca da Mobilidade como um Serviço (MaaS). Aborda-se a viabilidade da mobilidade alternativa, considerando-se o hábito de usar o automóvel, visto que a literatura aponta essa variável como uma barreira para a promoção da Mobilidade complementar. Segue-se com a discussão sobre os comportamentos habituais de se usar o automóvel e como eles podem ser modificados. Como um resultado, sugerem-se várias estratégias para a promoção da quebra do hábito de usar automóvel de modo que se favoreça a mobilidade complementar. Por último, a partir das diretrizes indicadas para promoção da Mobilidade como Serviço, sugere-se uma agenda de pesquisa futura para dar suporte à área de conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.