Comportamentos afetivo-motivacionais durante avaliação assistida, por crianças com dificuldade de aprendizagem: uma proposta de categorização

Autores

  • Erika da Silva Ferrão Universidade Federal do Espírito Santo
  • Elissa Orlandi Moraes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sônia Regina Fiorim Enumo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Beatriz Martins Linhares Universidade de São Paulo- Ribeirão Preto
  • Gizele Pereira de Sousa Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v14i2.7666

Palavras-chave:

construção de categorias, fatores afetivo-motivacionais, prova assistida

Resumo

 A presente pesquisa objetivou construir um sistema de categorias de comportamentos observáveis de crianças com dificuldade de aprendizagem (DA), relacionado aos fatores afetivo-motivacionais, exibidos durante uma prova cognitiva de modalidade assistida. Observou-se e registraram-se os comportamentos de 10 crianças (8-10 anos) com DA, registradas em vídeo, executando uma prova assistida. Para registro cursivo desses comportamentos infantis, escolheu-se aleatoriamente uma fita por vez de 34 vídeos da atividade sendo realizada por 34 crianças até a repetição de comportamentos infantis e a diminuição da variabilidade comportamental nas situações observadas, totalizando 10 crianças observadas. Definiu-se 20 categorias, divididas em Facilitadoras e Não facilitadoras do desempenho, como Demonstrar impulsividade, Dar feedback e Pedir orientação. O nível de concordância foi calculado entre três juízes. Os resultados mostraram que 10 categorias alcançaram índices de fidedignidade acima de 70% entre pelo menos dois juízes. Estas categorias são indicadas para avaliação dos aspectos afetivo-motivacionais em avaliação assistida, tais como Corrigir pergunta/resposta após dica/ajuda, Demonstrar querer interromper a tarefa e Reclamar/responder/ atender solicitação. Estudos futuros são sugeridos a fim de testar a aplicabilidade das categorias com baixos índices de concordância.

 

Palavras-chave: construção de categorias; fatores afetivo-motivacionais; prova assistida.

Biografia do Autor

Erika da Silva Ferrão, Universidade Federal do Espírito Santo

Erika da Silva Ferrão – Psicóloga; Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Espírito Santo – Vitória, ES; bolsista de doutorado da CAPES.

Elissa Orlandi Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo

Psicóloga, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo, bolsista de mestrado da CAPES.

Sônia Regina Fiorim Enumo, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Associada 1, Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento, Programa de Pó-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo, bolsista de produtividade em pesquisa 1B do CNPq.

Maria Beatriz Martins Linhares, Universidade de São Paulo- Ribeirão Preto

Psicóloga, Professora Doutora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Saúde Menta, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FCCL-Ribeirão Preto, bolsista de produtividade em pesquisa 1C do CNPq.

Gizele Pereira de Sousa, Universidade Federal do Espírito Santo

Psicóloga epla UFES, ex-bolsista de Iniciação Científica do CNPq. 

 

Downloads

Como Citar

Ferrão, E. da S., Moraes, E. O., Enumo, S. R. F., Linhares, M. B. M., & Sousa, G. P. de. (2010). Comportamentos afetivo-motivacionais durante avaliação assistida, por crianças com dificuldade de aprendizagem: uma proposta de categorização. Interação Em Psicologia, 14(2). https://doi.org/10.5380/psi.v14i2.7666

Edição

Seção

Artigos