Preferências por características do futuro filho adotivo manifestadas por pretendentes à adoção

Autores

  • Isabela Dias Amim
  • Paulo Rogério Meira Menandro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v11i2.7653

Palavras-chave:

adoção, adoção legal, características preferidas da criança a ser adotada

Resumo

A pesquisa objetivou analisar preferências de pessoas cadastradas para adoção quanto às características da criança que pretendiam adotar. Os resultados obtidos confirmam dados disponíveis na literatura que apontam que brasileiros postulantes à adoção preferem crianças recém-nascidas, do sexo feminino, de cor de pele branca. A pesquisa também revelou a ocorrência de mudanças de opinião quanto às preferências por determinadas características do filho adotivo durante o período de espera pela adoção, mudanças estas que em geral se dão no sentido de ampliar as possibilidades de adoção e diminuir o tempo de espera. A partir do trabalho foi possível apresentar perspectivas de atuação para profissionais que trabalham com postulantes à adoção, pois, mais que um trabalho de avaliação, o trabalho com os futuros pais adotivos deve ser de preparo e orientação, no sentido de dar suporte ao grupo familiar, de orientá-lo quanto ao processo de adoção e, principalmente, de abrir espaço para a discussão dos tabus que envolvem a adoção.

Palavras-chave: adoção; adoção legal; características preferidas da criança a ser adotada.

 

Biografia do Autor

Paulo Rogério Meira Menandro, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Psicologia. Professor do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento da Universidade Federal do Espírito Santo. Área de interesse: Psicologia Social.

Downloads

Como Citar

Amim, I. D., & Menandro, P. R. M. (2007). Preferências por características do futuro filho adotivo manifestadas por pretendentes à adoção. Interação Em Psicologia, 11(2). https://doi.org/10.5380/psi.v11i2.7653

Edição

Seção

Artigos