Violência no namoro de adolescentes: explicação a partir das práticas educativas parentais e variáveis demográficas
Keywords:
práticas parentais, adolescência, namoro, violência.Abstract
Objetivou-se conhecer em que medida as práticas educativas parentais explicam a violência no namoro de adolescentes, controlando os efeitos das variáveis idade e sexo. Participaram 250 adolescentes, com idades entre 13 e 18 anos. Os resultados evidenciaram que na medida em que os jovens avançam na idade aumentam as chances de serem vítimas ou perpetradores de comportamentos violentos no namoro. Entretanto, as mulheres tendem a ser vítimas de violências verbal/emocional e física, enquanto os homens aparecem como os maiores perpetradores, sobretudo de violência física. Verificou-se ainda que as práticas parentais de rejeição podem levar os jovens a se envolvem em situações de violência no namoro, tanto na posição de vítima quanto de agressor. Assim, destaca-se a importância de desenvolver estratégias de prevenção à violência no namoro, principalmente em fases relacionais precoces. Além de estimular o uso de práticas parentais positivas e o estabelecimento de uma relação saudável com os filhos, permitindo que eles aprendam a adotar modelos positivos em seus futuros relacionamentos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Jérssia Laís Fonseca dos Santos, Patrícia Nunes da Fonseca, Evellyne Ribeiro Fonseca, Tamires Almeida da Costa Lima, Paulo Gregório Nascimento da Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The approval of articles implies the immediate acceptance, with no imposition, that the journal Interação em Psicologia will have the exclusivity of the first publication of the article. The authors will, notwithstanding, keep the copyrights for future publications. In case of republication of the articles in other media, it is demanded the mention to the first publication in the journal Interação em Psicologia. The authors also authorize their articles to be available in all the indexes of which the journal is included.
The Editorial Board is not responsible for the concepts or statements expressed in the published works, which are the sole responsibility of their authors.
The journal Interação em Psicologia offers immediate open access to all its content, following the rationale that offering gratuitous scientific knowledge to the public promotes the democracy of knowledge and published works tend to produce higher impact. The published articles in the journal are available under the Creative Commons License CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). According to this license, the access, distribution, reusing of the articles for non-commercial sources are allowed, provided that the authors and the source is referenced. When submitting articles to the journal Interação em Psicologia, authors agree with making their texts legally available based on this license.
