Psiconcologia: perspectiva teórica e metodológica comportamental
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v1i1.7634Resumen
O presente estudo reflete dados, da literatura, relacionando os avanços no tratamento do câncer com conhecimentos da Psicologia segundo o referencial teórico comportamental. Aponta as origens da Psiconcologia (interface da Psicologia e Oncologia), observando que a preocupação em evidenciar fatores etiológicos e de manutenção das doenças é antiga, enquanto que o estabelecimento de relação entre doença e estilos de vida é recente. Pesquisas enfocando o estudo de aspectos psicológicos do câncer atrelam-se, ora à Medicina Comportamental, ora à Psicologia da Saúde. Na seqüência, analisa-se a influência de fatores psicossociais na adoção de comportamento de prevenção na área do câncer, bem como estratégias comportamentais de intervenção frente ao paciente com câncer ou a sua comunidade. O estudo enfoca a intervenção psicológica nas diferentes fases do tratamento médico: prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, pós-tratamento ou acompanhamento na fase terminal através de cuidados paliativos.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
