Elaborações em retrospectiva: afeto deprimido na gestação e posterior separação
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v25i2.72113Palavras-chave:
Gravidez, depressão, transição para a parentalidade e separação conjugal.Resumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa mais ampla sobre separação ocorrida durante a transição para a parentalidade a partir da vivência feminina. Teve como objetivo investigar os afetos vivenciados durante a gestação por mulheres que, posteriormente, se separaram. Como referencial teórico, nos embasamos na psicanálise, na abordagem sistêmica e em estudos psicossociais, de modo a abarcar o fenômeno em suas dimensões psicodinâmicas, relacionais e sociais. Foram realizadas 12 entrevistas, que tiveram como base um roteiro oculto semiestruturado, com mulheres das camadas médias da população carioca, entre 30 e 40 anos de idade que se separaram há, no mínimo, dois anos, no período de zero a dois anos de idade do primeiro filho. Os resultados evidenciaram a presença de tristeza e rejeição das participantes em relação à gestação e à relação conjugal. Observamos que a depressão gestacional foi vivenciada por muitas delas, havendo um luto intenso relacionado à passagem da mulher-filha para a mulher-mãe, concomitantemente ao luto pela conjugalidade posteriormente desfeita.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
