Percepção de pacientes hipertensos sobre a doença e motivação para mudança de hábitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v25i2.71800

Palavras-chave:

hipertensão, promoção da saúde, educação em saúde, estilo de vida saudável.

Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer as percepções de pacientes hipertensos sobre a doença e a influência de uma intervenção educativa na adoção de hábitos saudáveis relacionados aos “Oito Remédios Naturais”. Estudo desenvolvido em abordagem qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com oito participantes que vivenciarem uma intervenção educativa que aplicou oficinas sobre hábitos saudáveis relacionados aos “Oito Remédios Naturais”. Para análise utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, fundamentada na Teoria da Representação Social, que permitiu a representação de 15 Ideias Centrais, entre as quais se destacam: “Antes das oficinas a qualidade de vida era ruim”; “Conscientização dos riscos da hipertensão e motivação para adotar hábitos saudáveis”; “Percepção de benefícios físicos, emocionais e espirituais após as oficinas”; “Ingestão de mais água, devido ao incentivo nas oficinas”; “Dificuldade quanto à temperança e o sono, pela complexidade em romper velhos hábitos”; “A motivação foi aprender sobre os remédios naturais” e “A confiança em Deus aumenta a motivação para se cuidar”. Os participantes reconheceram os riscos da hipertensão, demonstrando compreendera influência da adoção de hábitos saudáveis no controle e prevenção de suas complicações. Reconheceram também a complexidade dos determinantes sociais implicados neste contexto.

Biografia do Autor

Monica Fatima Freires da Silva, "Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP"

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista - UNIP,  mestrado em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, especialização em Psicologia do Esporte pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atuou como membro fundadora na Associação Brasileira de Psicologia do Esporte - ABRAPESP gestões de 2003 a 2005; 2006 a 2009. Pesquisadora no GRUPO de Pesquisa REIS (RELIGIOSIDADE/ESPIRITUALIDADE NA INTEGRALIDADE DA SAÚDE). Em 2019 atuou como Coordenadora do Projeto de Intervenção Educativa para orientação e adoção de hábitos saudáveis por meio das "OFICINAS DE ESPIRITUALIDADE E SAÚDE" baseadas nos "OITO REMÉDIOS NATURAIS" como tratamento não medicamentoso para controle da pressão arterial, sendo realizado na Unidade Básica de Saúde do município de São José do Belmonte - Pernambuco.

Gina Andrade Abdala, "Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP"

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (1985), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2001) e Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professora do Mestrado em Promoção da Saúde e do curso de Enfermagem do Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP/SP. Atua nas áreas: religiosidade, estilo de vida, qualidade de vida, saúde mental e bem estar social e bioestatística.

Elisabete Agrela de Andrade, "Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP"

Possui Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2008), Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2015) com período sanduíche - Universitat Autônoma de Barcelona - UAB (2014). Atualmente é professora do Mestrado Profissional Stricto Sensu em Promoção da Saúde; coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Pública; professora da Graduação em Psicologia, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem do UNASP São Paulo. Também é pesquisadora do CEPEDOC/FSP/USP (Centro de Estudos, Pesquisa e Docum em Cidades e Municípios Saudáveis). Desenvolve projetos de pesquisas na relação entre Ciências da Saúde e Ciências Humanas. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, assim como na área da Psicologia com ênfase na Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde, saúde mental, saúde pública, psicologia social e saúde escolar.

Alexsandro Santos Machado, "Universidade Federal Rural de Pernambuco"

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e pós-doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - Pernambuco (2016). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Pedagogia - Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Narrativas (Auto) Biográficas, Política e Gestão do Cuidado na Educação e Pedagogia da Intuição.

Maria Dyrce Dias Meira, "Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP"

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade Adventista de Enfermagem (1978), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2007) e Doutorado em Ciências no programa: Gerenciamento em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é docente no Programa de Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP-SP. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na área de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em enfermagem, avaliação, qualidade de vida, estilo de vida, promoção da saúde e terapias naturais.

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Publicado

31-08-2021

Como Citar

Silva, M. F. F. da, Abdala, G. A., Andrade, E. A. de, Machado, A. S., & Meira, M. D. D. (2021). Percepção de pacientes hipertensos sobre a doença e motivação para mudança de hábitos. Interação Em Psicologia, 25(2). https://doi.org/10.5380/riep.v25i2.71800

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa