Saúde Institucional: proposta de atuação em instituições educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v25i2.68716

Palavras-chave:

Educação, Instituições de Ensino Superior, Psicologia Institucional.

Resumo

Este artigo tem por objetivo relatar a atuação de uma equipe multiprofissional de promoção de saúde institucional em um curso de graduação do tipo bacharelado, especificamente um bacharelado “não-engenharia”, em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) no sul do Brasil. Almejando alcançar o objetivo proposto, é apresentado um recorte da prática de diagnóstico institucional realizada no primeiro semestre do ano de 2019 pela Comissão de Saúde Institucional da IFES em tela especificando as etapas de observação participante, entrevistas e elaboração da hipótese diagnóstica e proposta de intervenção. Nessa experiência, pudemos concluir que é possível a realização de um trabalho de saúde institucional pautada nos pressupostos da Psicologia Institucional a ser desenvolvido por uma equipe multiprofissional e construída com membros de uma mesma organização, porém com algumas ressalvas. Ressaltamos, entre elas, a importância do estudo teórico contínuo, reuniões permanentes da equipe executora e uma supervisão capacitada para que a equipe não se identifique com o sintoma a ser estudado, com o sofrimento, tampouco os fenômenos de grupo da instituição a ser diagnosticada.

Biografia do Autor

Allan Martins Mohr, Universidade Tecnológica Federal do Paraná FAE Centro Universitário

Psicólogo, doutor em filosofia. Psicólogo do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e professor do curso de Psicologia da FAE Centro Universitário.

Aurea Cristina Magalhães Niada, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

É mestre e doutora em Administração na UFPR, linha de pesquisa Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003), especialização em Gestão Empresarial e Marketing pela UNIVEL (2006). Atualmente é professora da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), atuando com disciplinas de marketing. 

Carla de Oliveira Vaz Chiarello, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Psicologia e Especialização em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e mestrado em  Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo Instituto Federal do Paraná. Atualmente é psicóloga da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Luciana Albanese

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestrado em Psicologia Social, doutorado e pós doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). É professora titular aposentada do Departamento de Psicologia da UFPR, com experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Profissional e Psicologia Institucional.

Downloads

Publicado

31-08-2021

Como Citar

Mohr, A. M., Niada, A. C. M., Chiarello, C. de O. V., & Albanese, L. (2021). Saúde Institucional: proposta de atuação em instituições educacionais. Interação Em Psicologia, 25(2). https://doi.org/10.5380/riep.v25i2.68716

Edição

Seção

Estudos de Caso