O método de observação na psicologia: considerações sobre a produção científica
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v11i2.6849Palavras-chave:
observação, método observacional, publicação em PsicologiaResumo
O presente artigo visa fornecer um panorama geral da produção científica que utilizou a observação como método de pesquisa, através do levantamento de artigos, dissertações e teses disponíveis em bases de dados nacionais importantes (Index Psi e Scielo). Na busca pelo material, foram considerados os artigos/pesquisas encontrados quando os termos observação e observacional e a expressão método observacional estavam no título, resumo ou palavras-chave. Apenas alguns dos artigos selecionados foram consultados integralmente, quando havia dúvidas sobre o método. Foram encontradas 116 pesquisas, datando da década de 1970 até 2006, principalmente nos periódicos Psicologia: Reflexão e Crítica, Psicologia, Estudos de Psicologia (Natal), Revista Brasileira de Psicanálise e Alter. Crianças em diferentes situações e a relação mãe-bebê, bem como o método de observação na formação dos psicólogos e os conceitos e técnicas observacionais foram os alvos mais comuns das pesquisas que utilizaram o método observacional. Ao final, é feita uma discussão metodológica e conceitual sobre a observação, considerando a utilização do método na construção de protocolos de pesquisa, e sobre o uso de recurso áudio-visual como uma técnica eficaz na coleta e categorização dos dados.
Palavras-chave: observação; método observacional; publicação em Psicologia.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.