O método de observação na psicologia: considerações sobre a produção científica

Autores

  • Débora Staub Cano UFSC
  • Izabela Tissot Antunes Sampaio UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v11i2.6849

Palavras-chave:

observação, método observacional, publicação em Psicologia

Resumo

O presente artigo visa fornecer um panorama geral da produção científica que utilizou a observação como método de pesquisa, através do levantamento de artigos, dissertações e teses disponíveis em bases de dados nacionais importantes (Index Psi e Scielo). Na busca pelo material, foram considerados os artigos/pesquisas encontrados quando os termos observação e observacional e a expressão método observacional estavam no título, resumo ou palavras-chave. Apenas alguns dos artigos selecionados foram consultados integralmente, quando havia dúvidas sobre o método. Foram encontradas 116 pesquisas, datando da década de 1970 até 2006, principalmente nos periódicos Psicologia: Reflexão e Crítica, Psicologia, Estudos de Psicologia (Natal), Revista Brasileira de Psicanálise e Alter. Crianças em diferentes situações e a relação mãe-bebê, bem como o método de observação na formação dos psicólogos e os conceitos e técnicas observacionais foram os alvos mais comuns das pesquisas que utilizaram o método observacional. Ao final, é feita uma discussão metodológica e conceitual sobre a observação, considerando a utilização do método na construção de protocolos de pesquisa, e sobre o uso de recurso áudio-visual como uma técnica eficaz na coleta e categorização dos dados.

Palavras-chave: observação; método observacional; publicação em Psicologia.

 

Biografia do Autor

Débora Staub Cano, UFSC

Psicóloga formada pela UNISC em 2003. Atual mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFSC.

Izabela Tissot Antunes Sampaio, UFSC

Psicóloga formada pela UFPR em 2005. Atual mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFSC.

Downloads

Como Citar

Cano, D. S., & Sampaio, I. T. A. (2007). O método de observação na psicologia: considerações sobre a produção científica. Interação Em Psicologia, 11(2). https://doi.org/10.5380/psi.v11i2.6849

Edição

Seção

Artigos