Escola de Pais do Brasil: análise de perfil e impacto no apoio social, práticas parentais, capacidades e dificuldades dos filhos e estresse parental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v25i1.66572

Palavras-chave:

parentalidade, educação parental, apoio social

Resumo

Escola de Pais do Brasil (EPB) é uma associação voluntária, sem fins lucrativos, filantrópica e educacional. Círculo de Debates, sua principal ação, consiste em uma ação parental de caráter preventivo, realizado em encontros que discutem temas educativos sugeridos pela EPB. A pesquisa pretendeu traçar um perfil dos pais/mães que participaram dos Círculos de Debates no primeiro semestre de 2018 em diferentes cidades gaúchas, e avaliar o impacto dessa participação na rede de apoio, nas práticas parentais, na percepção das capacidades e dificuldades dos/as filhos/as e nos níveis de estresse parental. Realizou-se um estudo quasi-experimental que aplicou um questionário sociodemográfico e instrumentos para investigar as variáveis em participantes dos Círculos de cinco municípios, tomados como população da amostra. Foram feitas análises descritivas e análises de medidas repetidas. A maioria dos participantes foi composta de mulheres, de escolaridade superior, com um filho entre 7 e 12 anos. Concluída a ação, verificou-se que aumentou significativamente a participação comunitária e o envolvimento em questões relacionadas à disciplina. Também diminuíram a percepção de sintomas emocionais, problemas de comportamento e hiperatividade. As análises possibilitaram inferir que o trabalho do Círculo de Debates tem um impacto positivo no exercício da parentalidade.

Biografia do Autor

Bruna Detoni, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS

Formada em Psicologia (2005) e Mestre em Psicologia Social (2019) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista no atendimento de casal e família pelo Domus (2007). Especialista no atendimento de crianças e adolescentes pelo Ceapia (2008). Atualmente trabalha na área clínica em consultório particular e na Saúde Pública. 

Adriane Xavier Arteche, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS

Bolsista Produtividade do CNPq. Possui Pos Doutorado na Goldsmiths College/ Londres, Doutorado (2006) e Mestrado (2002) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicopatologia do Desenvolvimento. Atualmente e Professora do Programa de Pos Graduacao da PUCRS - Área de Concentração Cognição Humana e pesquisadora associada da University of Oxford (Department of Psychiatry, Oxford Parent Project) e da University of Reading (Winnicott Research Unit) atuando principalmente no tema da transmissao intergeracional de doencas afetivas e, em especial, em como as alteracoes cognitivas presentes nos transtornos de humor atuam como mediadores dos efeitos da depressao e ansiedade materna no desenvolvimento infantil. Os estudos priorizam delineamentos longitudinais e o uso de análise multivariada de dados e equações estruturais.

Adolfo Pizzinato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Psicólogo (2001) e Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUCRS (2003). Doutor em Psicologia pela Universitat Autònoma de Barcelona (Prêmio Extraordinário de Tese Universitat Autònoma de Barcelona 2007-2008). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq (2). Foi Vice-Presidente do CRP-07 e Presidente da Comissão de Orientação e Ética (2012-2013). Editor Associado das Revista de Psicologia Política e Psicologia: Ciência e Profissão e Membro da Comissão Editorial das revistas Psicologia & Sociedade e Temas em Psicologia. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade da UFRGS, Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Coordenador da Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva, da mesma Universidade (2018). Coordena o NEPsiD - NÚCLEO DE ESTUDOS E INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL À DIVERSIDADE, cujos temas de interesse giram em torno da Psicologia Cultural, com ênfase em Relações Comunitárias e Processos Identificatórios, principalmente nos campos da infância/juventude, raça/etnicidade, gênero/sexualidade e inclusão social.

Downloads

Publicado

27-04-2021

Como Citar

Detoni, B., Arteche, A. X., & Pizzinato, A. (2021). Escola de Pais do Brasil: análise de perfil e impacto no apoio social, práticas parentais, capacidades e dificuldades dos filhos e estresse parental. Interação Em Psicologia, 25(1). https://doi.org/10.5380/riep.v25i1.66572

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa