Escola de Pais do Brasil: análise de perfil e impacto no apoio social, práticas parentais, capacidades e dificuldades dos filhos e estresse parental
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v25i1.66572Palabras clave:
parentalidade, educação parental, apoio socialResumen
Escola de Pais do Brasil (EPB) é uma associação voluntária, sem fins lucrativos, filantrópica e educacional. Círculo de Debates, sua principal ação, consiste em uma ação parental de caráter preventivo, realizado em encontros que discutem temas educativos sugeridos pela EPB. A pesquisa pretendeu traçar um perfil dos pais/mães que participaram dos Círculos de Debates no primeiro semestre de 2018 em diferentes cidades gaúchas, e avaliar o impacto dessa participação na rede de apoio, nas práticas parentais, na percepção das capacidades e dificuldades dos/as filhos/as e nos níveis de estresse parental. Realizou-se um estudo quasi-experimental que aplicou um questionário sociodemográfico e instrumentos para investigar as variáveis em participantes dos Círculos de cinco municípios, tomados como população da amostra. Foram feitas análises descritivas e análises de medidas repetidas. A maioria dos participantes foi composta de mulheres, de escolaridade superior, com um filho entre 7 e 12 anos. Concluída a ação, verificou-se que aumentou significativamente a participação comunitária e o envolvimento em questões relacionadas à disciplina. Também diminuíram a percepção de sintomas emocionais, problemas de comportamento e hiperatividade. As análises possibilitaram inferir que o trabalho do Círculo de Debates tem um impacto positivo no exercício da parentalidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
