Investigação dos conceitos de religiosidade e espiritualidade em amostra clínica e não clínica em contexto brasileiro: uma análise qualitativa

Autores

  • Cristiane Schumann Silva Curcio Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Alexander Moreira-Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v23i02.65434

Palavras-chave:

Religiosidade, Espiritualidade, Conceito, Definição, Amostra clinica

Resumo

Já é conhecido o papel (geralmente positivo) da religiosidade e espiritualidade (R/E) sobre a saúde física e mental dos indivíduos, porém, mesmo com evidências robustas, não existe um consenso científico com relação aos conceitos de R/E, podendo levar a: instrumentos não acurados, ampliação ou “redução” dos conceitos à outros constructos que não necessariamente são R/E. Objetivo: avaliar de forma qualitativa os principais atributos que os conceitos de R/E possuem em uma amostra clínica e não clínica do contexto brasileiro. Métodos:  14 sujeitos, pacientes e acompanhantes de 2 hospitais gerais de Juiz de Fora-MG foram sortedados a partir de uma amostra prévia (estudo quantitativo) e respoderam a um questionário semi  (10 questões) sobre os conceitos de R/E. Análise de conteúdo foi utilizada para as interpretações. Resultados: percebe-se insegurança para a definição dos conceitos (especialmente o de espiritualidade), a palavra ‘fé’ presente em muitos discursos, a importância dos aspectos religiosos privados na vida dos respondentes, a associação que os alguns participantes fizeram entre espiritualidade e espiritismo e a maioria acreditar haver algo além do mundo material, especialmente após a morte. Conclusão: fé, religiosidade não organizacional, religiosidade intrínseca e coping religioso espiritual foram as principais dimensões associadas aos conceitos de R/E.

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Publicado

24-08-2019

Como Citar

Curcio, C. S. S., & Moreira-Almeida, A. (2019). Investigação dos conceitos de religiosidade e espiritualidade em amostra clínica e não clínica em contexto brasileiro: uma análise qualitativa. Interação Em Psicologia, 23(2). https://doi.org/10.5380/psi.v23i02.65434

Edição

Seção

Seção especial